EducaTrânsito completa 10 anos e premia alunos em Toledo

Estimated reading time: 4 minutos

Na manhã de quinta-feira (18), a Prefeitura de Toledo abriu as portas para uma celebração especial, o reconhecimento do talento e da criatividade dos alunos do quarto ano da rede municipal, participantes do EducaTrânsito. O evento reuniu 36 crianças, acompanhadas de seus pais, diretores e autoridades, em um momento marcado pela valorização do aprendizado e pela conscientização sobre a importância de um trânsito mais seguro.

Os estudantes que participaram da edição deste ano receberam certificados e foram presenteados com um kit personalizado, composto por boné, estojo, chaveiro e cordão de crachá. Mais do que isso, seus desenhos farão parte do calendário de 2026, tornando-se símbolos de como a educação pode transformar a maneira como as próximas gerações encaram a mobilidade urbana.

O programa chega a 10 anos de atuação em 2025, contabilizando cerca de 17 mil crianças já atendidas. Apenas neste ano, aproximadamente 1.700 alunos participaram das atividades, que trabalham conceitos simples do cotidiano para fortalecer a cultura do cuidado e da responsabilidade no trânsito.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou o valor simbólico dos trabalhos apresentados. “Como arquiteto, sempre gostei de desenhar. Estava olhando os trabalhos e percebi que alguns vão além do talento e da criatividade, mostrando as diferentes formas como as crianças enxergaram o trânsito da cidade a partir do que aprenderam. Esses desenhos carregam muito significado. E talvez o mais importante esteja justamente nisso, no valor que vai além da imagem, na compreensão do amor à vida a partir da responsabilidade em nossas ações.”

PARCERIAS- O EducaTrânsito é fruto da parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Segurança e Trânsito. Para a secretária da Educação, Janice Salvador, a união das pastas é determinante para o sucesso da iniciativa. “Nós temos uma parceria muito bem-sucedida, o que favorece bastante a realização do trabalho. São profissionais que detêm o conhecimento e que desenvolvem, ao longo do tempo, didática e metodologia adequadas para atingir as crianças nessa faixa etária.”

IMPACTOS – Ela reforça ainda o impacto positivo que o programa gera não apenas nas escolas, mas também na vida em comunidade. “É um programa que veio realmente para compor o conjunto das atividades realizadas pela educação e que efetivamente traz contribuições para a formação das nossas crianças. E quando elas são educadas em determinados princípios, esses princípios se espalham para toda a família e, consequentemente, para toda a cidade.”

O coordenador do programa, Rafael Fonseca, enfatizou o aprendizado prático adquirido pelos alunos. “A ideia do programa é conscientizar a criança para que adote um comportamento seguro no trânsito. Que ela entenda a importância do cinto de segurança, que o cinto é um item de proteção para ela, e não apenas algo ligado a uma multa caso não esteja usando. Então, trabalhamos com conceitos simples, do cotidiano da criança, para que isso se reflita no comportamento seguro do dia a dia.”

RESULTADOS – Na visão de quem acompanha de perto os resultados, os reflexos já podem ser sentidos. A diretora da Escola Walmir Grande, Franciele Calixto dos Santos, relatou: “As crianças estão mais organizadas nesse sentido. A escola também, tanto na recepção quanto na saída dos alunos, está tudo bem organizado.”

Entre os alunos, a mensagem também foi absorvida. Estevão Soares Fermiano compartilhou o que aprendeu com o programa. “Se não tivermos cuidado no trânsito, podemos acabar em uma situação muito ruim, como um acidente. Aprendi que o trânsito não é um lugar de brincar, mas um espaço que exige atenção ao andar, ao caminhar e ao dirigir. E que devemos sempre usar o cinto.”

Assim, a iniciativa completa dez anos não apenas celebrando números, mas principalmente consolidando valores que transformam a realidade a curto e a longo prazo, como a responsabilidade, organização e, acima de tudo, respeito à vida.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.