Loteamento Egon Pudell: famílias recebem as chaves das moradias

Estimated reading time: 4 minutos

“É com muita emoção que estou realizando o sonho da casa própria”, relatou dona Cristina Silva. Na manhã de quinta-feira (15), ela e mais 93 famílias receberam as chaves das moradias da segunda fase do Loteamento Egon Pudell.

Cristina contou que faz 14 anos que reside em Toledo e sempre teve que pagar aluguel. “Quando cheguei no município já fiz minha inscrição para ser uma das beneficiadas pelo programa habitacional. Todos os anos, eu renovava a inscrição, pois sempre tiver esperança de um dia conseguir a minha casa. Neste dia 15 de maio de 2025, agradeço a Deus por essa realização”.

O evento de entrega das chaves ocorreu no próprio loteamento localizado no Jardim Panorama II e reuniu autorizadas e representantes da Caixa Econômica Federal e da Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar). A conclusão de mais 94 casas marcam a segunda etapa e a finalização da construção de 178 unidades – as outras 84 ficaram oficialmente prontas e foram entregues no fim de janeiro.

DENSENVOLVIMENTO – O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, enfatizou que o loteamento é resultado de um trabalho que envolveu diversas mãos. “Gosto de renovar sempre que ninguém faz nada sozinho. Essa entrega das casas é uma obra que envolveu muita gente. Esse processo começa com a urbanização, com a regularização do terreno, com as matrículas na época do prefeito Lucio De Marchi, depois passou pela gestão anterior com toda a questão do chamamento da construção das casas. É importante falar de toda essa parceria, lembrada pelo deputado Sperafico, com a Caixa Econômica Federal, com o Governo Federal. É imprescindível para que cada um assuma sua função para que possamos levar, cada vez mais, melhor qualidade de vida a todos os cidadãos”.

O prefeito citou a colocação de Toledo entre os municípios em desenvolvimento econômico do país e reforçou a necessidade de potencializar o progresso. “Nós temos urgência em fazer com que esse desenvolvimento econômico chegue a todas as pessoas dessa cidade, em qualquer lugar que elas estejam, em qualquer bairro que elas estejam. Por isso, nós estamos trabalhando muito pela construção da dignidade das pessoas de Toledo”, reforçou.

MAIS QUALIDADE DE VIDA – O deputado federal, Dilceu Sperafico, prestigiou a entrega das chaves. Ele salientou a importância do trabalho entre os governos e como a promoção da habitação popular no município é uma forma de ampliar e levar mais qualidade de vida.

“A residência, a moradia, a casa é uma das principais coisas que uma família almeja e precisa. Acho fundamental quando se pode fazer um trabalho desse – mesmo financiado pelo Governo Federal, pela Caixa Econômica, administrado pela prefeitura municipal – a casa para população, sem dúvida, eleva a qualidade de vida da família, traz uma segurança, pois deixa de pagar o aluguel, o valor que ela vai pagar é mais reduzido, já é uma propriedade particular”.

O secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Peixoto Drabik, citou que todos os envolvidos estiveram comprometidos para que mais uma etapa fosse concluída. “É muito bom ter a casa própria. Nós queremos trazer alegria para mais pessoas aqui em Toledo construindo mais casas. Gostaria também de agradecer a equipe da Secretaria de Planejamento por todo o empenho e dedicação para que essa entrega ocorresse”.

PROCESSO – O processo de seleção dos beneficiários ocorreu em duas etapas, sendo que na primeira, foi realizado o levantamento e a pontuação dos interessados com base nos dados fornecidos por eles no cadastro habitacional gerenciado pela Secretaria de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade.

Já a segunda fase de seleção foi realizada pela Caixa Econômica Federal. Foi a Caixa que avaliou a parte documental de cada candidato para garantir que os cadastrados atendessem aos requisitos propostos pelo programa federal.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.