EJA: Colégio Estadual Attílio Fontana está com as matrículas abertas

Estimated reading time: 4 minutos
Estão abertas as matrículas e rematrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Attílio Fontana. As vagas são para o Ensino Fundamental – anos finais (a partir de 15 anos completos) e Ensino Médio (a partir de 18 anos completos).
Os interessados devem ir até o Colégio que fica localizado na Vila Pioneira e procurar a secretaria do local. O horário de atendimento acontece nos períodos matutino e vespertino.
“Se a pessoa tem mais de 15 anos e não terminou o Ensino Fundamental essa é a oportunidade”, destaca a diretora Sandra Pavan. “Aqui no Colégio Estadual Attílio Fontana é possível concluir os estudos. Também temos vagas para o Ensino Médio”, reforça.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O que a EJA tem diferente em relação ao ensino convencional é visar atendimento a um público específico, ou seja, jovens a e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na faixa etária regular, que estão em faixas etárias mais elevadas, pela metodologia flexível e personalizada e pelo foco na inclusão e na valorização da experiência de vida do aluno. A modalidade é uma ferramenta essencial para promover a educação contínua e o direito à educação para todos, independentemente da idade.
Podem participar da EJA jovens com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental e adultos com 18 anos ou mais que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio. Idosos também podem participa desde que atendam aos requisitos de idade e escolaridade.
FOMENTAR O ENSINO – Conforme a diretora e a pedagoga Cláudia Bueno, a adesão a EJA tem sido fortalecida por meio de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal. “Isso reflete um esforço conjunto para superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas para jovens e adultos, incluindo aqueles privados de liberdade”, apontam ao citar que em Toledo, o Colégio Estadual Attílio Fontana e o CEBEJA que oferecem essa modalidade.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O Colégio Estadual Senador Atílio Fontana Ensino Fundamental, Médio e Profissional passou a oferta EJA no ano de 2024, com o fechamento do Colégio Estadual Germano Roden (ocorrido no ano de 2023) período noturno com essa modalidade.
INCLUSÃO SOCIAL – Sandra e Cláudia salientam a importância de ofertar essa modalidade, pois é algo relevante no que tange a inclusão social. Elas apontam que a EJA possibilita que jovens e adultos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada, possam retomar o processo educativo e alcançar a educação básica.
“Estudar é algo que promove a inclusão social, oportunidade de crescimento, redução das desigualdades, valorização do conhecimento, adequação ao ritmo dos alunos com aulas mais flexíveis e fortalecimento da comunidade garantindo um direito de todos, independentemente da idade ou histórico escolar”, destacam.
Da Redação
TOLEDO