EJA: Colégio Estadual Attílio Fontana está com as matrículas abertas

Estimated reading time: 4 minutos

Estão abertas as matrículas e rematrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Attílio Fontana. As vagas são para o Ensino Fundamental – anos finais (a partir de 15 anos completos) e Ensino Médio (a partir de 18 anos completos).

Os interessados devem ir até o Colégio que fica localizado na Vila Pioneira e procurar a secretaria do local. O horário de atendimento acontece nos períodos matutino e vespertino.

“Se a pessoa tem mais de 15 anos e não terminou o Ensino Fundamental essa é a oportunidade”, destaca a diretora Sandra Pavan. “Aqui no Colégio Estadual Attílio Fontana é possível concluir os estudos. Também temos vagas para o Ensino Médio”, reforça.

O que a EJA tem diferente em relação ao ensino convencional é visar atendimento a um público específico, ou seja, jovens a e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na faixa etária regular, que estão em faixas etárias mais elevadas, pela metodologia flexível e personalizada e pelo foco na inclusão e na valorização da experiência de vida do aluno. A modalidade é uma ferramenta essencial para promover a educação contínua e o direito à educação para todos, independentemente da idade.

Podem participar da EJA jovens com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental e adultos com 18 anos ou mais que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio. Idosos também podem participa desde que atendam aos requisitos de idade e escolaridade.

FOMENTAR O ENSINO – Conforme a diretora e a pedagoga Cláudia Bueno, a adesão a EJA tem sido fortalecida por meio de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal. “Isso reflete um esforço conjunto para superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas para jovens e adultos, incluindo aqueles privados de liberdade”, apontam ao citar que em Toledo, o Colégio Estadual Attílio Fontana e o CEBEJA que oferecem essa modalidade.

O Colégio Estadual Senador Atílio Fontana Ensino Fundamental, Médio e Profissional passou a oferta EJA no ano de 2024, com o fechamento do Colégio Estadual Germano Roden (ocorrido no ano de 2023) período noturno com essa modalidade.

INCLUSÃO SOCIAL – Sandra e Cláudia salientam a importância de ofertar essa modalidade, pois é algo relevante no que tange a inclusão social. Elas apontam que a EJA possibilita que jovens e adultos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada, possam retomar o processo educativo e alcançar a educação básica.

“Estudar é algo que promove a inclusão social, oportunidade de crescimento, redução das desigualdades, valorização do conhecimento, adequação ao ritmo dos alunos com aulas mais flexíveis e fortalecimento da comunidade garantindo um direito de todos, independentemente da idade ou histórico escolar”, destacam.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.