Empreendedorismo feminino: mulheres lideram 44% das empresas de Toledo

0 17

Um movimento que cresce no mundo inteiro e tem provocado transformações no mercado de trabalho, também reflexe na cidade de Toledo. A cada dia as mulheres têm ocupado espaço de destaque no empreendedorismo. Segundo dados do Sebrae, Toledo conta com mais de 19,5 mil empreendedoras, representando 44% das empresas locais. A idade média dessas mulheres é 45 anos. Os dados do Sebrae mostram também que entre janeiro e fevereiro deste ano as mulheres estiveram à frente da abertura de 60% das empresas no município.

Essa empreendedoras atuam, principalmente em cinco atividades como comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas, serviços domésticos, cabeleireiros, manicure e pedicure e atividades de estética e outros serviços de cuidado com a beleza.

O empreendedorismo feminino tem uma característica que ficou mais evidente durante a pandemia. A consultora do Sebrae Mariana Carvalho explica que, historicamente, as mulheres empreendem mais por necessidade do que por oportunidade. É o famoso ‘preciso pagar as contas”.

“Com a pandemia nos últimos dois anos, a maioria dos negócios foram abertos por necessidade e também abertos por mulheres, principalmente na faixa etária de 45 anos que estudaram pouco, tiveram pouca capacitação e dificilmente conseguem emprego nessa faixa etária. Por isso que elas veem no empreendedorismo uma fonte de renda”.

DIFERENCIAL – E o empreendedorismo também tem contribuído para o empoderamento das mulheres, abrindo caminhos para que se tornem líderes não apenas de equipes, como também de sua própria trajetória profissional e pessoal. Com isso, o número de mulheres empreendedoras cresce a cada dia.

Graduada em Tecnologia em Estética e Cosmética, Thainara Rezende Sulzbacher, viu uma oportunidade no empreendedorismo de crescimento profissional e construção do seu nome com um estilo de atendimento diferenciado.

“Eu resolvi empreender porque tenho o pensamento diferenciado em relação a estética e quero trabalhar de uma forma única. Empreender é desafiador, mas nada supera olhar e ver que está construindo algo em que você realmente acredita”, comenta.

Determinação, foco, e objetivo são outras características necessárias para o empreendedorismo. E as mulheres carregam para esse universo mais alguns atributos como a habilidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o olhar atento para vários pontos e a habilidade de lidar com as pessoas. “Esse diferencial é muito forte e vem para favorecer isso ainda mais nos empreendimentos femininos”, pontua Mariana Carvalho.

DESAFIOS – Empreender vai muito além de simplesmente abrir um negócio. Alguns passos são necessários para o sucesso. A consultora do Sebrae explica que é preciso ter um bom planejamento, saber a viabilidade do negócio, o retorno financeiro, o conhecimento que tem sobre a área, o investimento, o tempo que será disponibilizado com essa empresa e com as competências de gerenciar fornecedores, clientes e funcionários e definir objetivos e metas para acompanhar toda a execução do negócio.

Mas, apesar do crescimento há vários obstáculos ainda a serem enfrentados no empreendedorismo feminino. Mariana cita que o principal desafio que as mulheres encontram para empreender é justamente o modelo de negócio, que na maioria das vezes acaba sendo um empreendimento por necessidade. “E quando tem a necessidade de empreender, de gerar uma renda por si só, muitas vezes passam por detalhes como planejamento, algumas execuções e um olhar para novas oportunidades que essa empresa tem no mercado a nível de serviços e produtos”.

Ela salienta que o Sebrae tem um programa chamado Sebrae Delas específico para empreendedoras que trabalha a gestão, mercado, inovação, trata da parte de pessoas e, principalmente, na área comportamental dessa mulher empresária. “Ele vai trabalhar como ela lida com tudo isso que tem além da empresa; como faz a gestão conciliando com a família, com a casa, filhos e com várias outras questões”. Para Mariana, fomentar o empreendedorismo feminino é importante para que as mulheres enxerguem possibilidades, tenham o sonho, almejam serem donas do próprio negócio e possam mudar a sociedade por outras perspectiva.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário