Empresários de Foz e região viajarão à Brasília pela manutenção do PERSE

0 1.231

Empresários da hotelaria, associados à ABIH Paraná – Regional Oeste e ao Sindhotéis estão unidos para organizar ações em defesa do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Em recente encontro em Foz entre as duas entidades, os hoteleiros alinharam os esforços ao movimento nacional da categoria.

A pauta central foi o apoio à ABIH Nacional em Brasília junto ao Congresso Nacional para evitar que a MP 1202/2023 (que resulta na extinção do PERSE) seja aprovada como está. Também se discutiram ações para o suporte da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira.

O encontro contou com explanação, on-line, do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, e participação do vice-presidente regional da ABIH PR – Regional Oeste, Nilson de Nadai; do presidente do Sindhotéis, Camilo Rorato; e do presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes.

Com vasta experiência de atuação em Brasília, Manoel Linhares explicou que a decisão do governo federal prejudicará economicamente todo o turismo, em especial a hotelaria, que ainda não se recuperou dos prejuízos registrados na pandemia. Segundo ele, pode-se reverter a posição do Palácio do Planalto, porém “isso será possível com muita pressão de todos os empresários”.

Durante a reunião, reforçou-se o convite aos empresários do setor de hotelaria e a entidades de Foz e região para irem a Brasília, de 5 a 7 de março, unir-se à ABIH Nacional para que os parlamentares rejeitem a medida provisória. Até o momento, cerca de 20 pessoas do município confirmaram a participação na comitiva.

Para Nilson de Nadai, os deputados federais e senadores votarão a favor do PERSE somente com forte mobilização da classe empresarial. “Precisamos de ainda mais empenho do empresariado para conquistar a manutenção do programa. Queremos levar pelo menos 30 pessoas da cidade para somar com centenas de colegas empresários brasileiros”, afirmou o dirigente.

Em busca de maior adesão do empresariado local, ABIH PR – Regional Oeste, Sindhotéis e Visit Iguassu estão concentrando esforços para facilitar acesso às passagens aéreas, além de hospedagem e traslado na capital federal. “Contamos com participação dos empresários da hotelaria, gastronomia e eventos para ampliar nossa representatividade no Congresso Nacional”, disse Nadai.

A articulação empresarial também passa por mediação direta na base política representativa. Nesse sentido, entidades e empresários de cada estado estão agendando reuniões com deputados federais e senadores –tanto previamente à viagem quanto nos dias de mobilização em Brasília.

Deixe um comentário