8º Encontro Paranaense de Apoio à Adoção é realizado em Toledo

Estimated reading time: 7 minutos

Adotar é gerar um filho no coração e não no ventre. Adotar é quando a espera pode demorar mais do que nove meses. Adotar é não saber exatamente se o filho chegará ao lar com um mês, com três anos ou com 14 anos. Adotar é construir uma família. O processo de adoção é estar aberto as possibilidades, ter consciência de que tudo pode mudar, pois pode acontecer de esperar uma menina e, de repente, chegar um menino. É saber que pai é aquele que cria, que dá amor.

Mas a adoção ainda envolve tabus, polêmicas e resiliência. O assunto será abordado em um evento no município quando Toledo sedia o 8º Encontro Paranaense de Apoio à Adoção (EPRAA) e o 15º Encontro das Famílias do Coração. O encontro acontece nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), durante o dia, no Teatro Municipal e visa abordar as questões que envolvem a adoção.

“A ideia de trazer o EPRAA para Toledo surgiu da força do nosso grupo local, do compromisso da cidade com a infância e a adoção e por indicação das coordenações dos grupos de apoio de outras Comarcas”, destaca a presidente da Associação ao Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Agaat), Iria Schallenberger Kappel.

Ela complementa que para a entidade é um orgulho Toledo sediar esse encontro, porque ele projeta o município como referência no Paraná e movimenta toda a rede de proteção. “O evento fortalece a cultura da adoção ao abrir espaço para diálogo, troca de experiências e desmistificação de preconceitos, mostrando que adotar é, acima de tudo, construir vínculos de afeto e cidadania”.

EVENTO – O tema central do encontro será ‘Entre Laços e Abraços: Construindo Caminhos com a Lei, o Saber e o Afeto na Adoção’. Serão dois dias de diálogos, partilhas e reflexões sobre os caminhos da adoção no Brasil. Além disso, o evento visa disseminar o conhecimento e compromisso com o direito à convivência familiar.

Para a presidente da Agaat, chegar a 15ª edição significa que a causa da adoção não foi tratada como algo pontual, mas como uma construção permanente, que ano após ano reafirma a importância do direito de toda criança e adolescente crescer em família. Ela destaca que a tradição mostra que existe uma rede de famílias, voluntários, profissionais e instituições que não mede esforços para manter vivo esse espaço de encontro e diálogo. “É a prova da união e do compromisso da sociedade de Toledo e região com a infância e a adoção”.

Cada edição do evento tende a deixar marcas histórias, aprendizados, vínculos e conquistas. Iria pontua que a 15ª edição representa a continuidade dos trabalhos, além de um legado de transformação cultural, que inspira novas famílias e fortalece as que já trilharam esse caminho.

“Ao se consolidar por tanto tempo, o encontro se torna uma referência na pauta da adoção, reforçando Toledo como um polo de diálogo, acolhimento e inovação na construção de uma cultura adotiva humanizada. Em síntese, manter essa tradição ao longo de 15 edições representa a perseverança de uma comunidade que acredita no poder da adoção como ato de amor e cidadania, garantindo que novas gerações cresçam cercadas de vínculos, acolhimento e pertencimento”, aponta.

APOIO – A realização de eventos como o 8º Encontro Paranaense de Apoio à Adoção (EPRAA) e o 15º Encontro das Famílias do Coração são importantes pois permitem que pais, mães e filhos convivam com outras famílias que viveram processos semelhantes. A presidente da Agaat, Iria Schallenberger Kappel, enfatiza que essa troca de histórias gera identificação, apoio mútuo e mostra que os desafios podem ser superados, fortalecendo o sentimento de pertença.

“Ao reunir famílias, profissionais da área como psicólogos, assistentes sociais, magistrados, promotores e grupos de adoção, o evento cria uma rede de suporte que ampara, orienta e acompanha as famílias, reduzindo a sensação de isolamento”.

Com palestras, rodas de conversa e oficinas, o evento oferece ferramentas práticas e reflexões para lidar com temas como adaptação, adolescência, identidade, origens e desafios do cotidiano. Iria salienta que as famílias participantes se sentem acolhidas, fortalecidas e legitimadas encontrando apoio na comunidade e segurança para viver, com amor e autenticidade, os vínculos construídos no dia a dia.

“Isso ajuda as famílias a se manterem preparadas e resilientes. E mais que aprendizado, os encontros são momentos de celebração. Atividades culturais, momentos de confraternização e símbolos compartilhados reforçam a alegria de pertencer a uma grande ‘família do coração’, onde os vínculos são reafirmados pela convivência”, conclui.

Famílias do coração: laços que transformam vidas

A continuidade por 15 anos do Encontro das Famílias do Coração trouxe legitimidade e visibilidade ao tema da adoção. Ao longo dos anos, o evento passou a ser um marco na agenda social de Toledo e região, mobilizando mídia, escolas, universidades e a comunidade em geral para refletir sobre o direito de crianças e adolescentes a crescerem em família.

A presidente da Associação ao Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Agaat), Iria Schallenberger Kappel destaca que a maior conquista é que os Encontros das Famílias do Coração transformaram a cultura local da adoção. “Também fortaleceram vínculos, consolidando a rede de proteção e dando voz às famílias, de modo que a sociedade reconheça cada vez mais o valor da filiação por adoção como um ato de amor, compromisso e cidadania”.

Iria comenta que os encontros ajudaram a desmistificar preconceitos e a consolidar a compreensão de que a adoção não é um ato de caridade, mas sim uma forma legítima de constituição familiar, baseada no afeto e no compromisso. “Esse avanço cultural se reflete no modo como a comunidade passou a acolher e apoiar famílias adotivas”.

A cada edição, o evento reúne autoridades, profissionais e famílias adotivas e pretendentes. A presidente enfatiza que essa integração multiprofissional e comunitária fortaleceu a rede de proteção à infância e à adolescência, garantindo mais articulação entre as instituições e maior efetividade no atendimento.

“Os encontros criaram um espaço seguro de diálogo e partilha. Pais, mães e filhos puderam trocar experiências, superar desafios comuns e construir laços que se estendem para além do evento, gerando uma verdadeira rede de apoio emocional e social”, esclarece.

E para as famílias que estão em processo de adoção ou que pretendem iniciar essa caminhada, a presidente da Agaat orienta a viver essa experiência com amor, paciência, verdade e coragem, sabendo que cada vínculo será construído no dia a dia, com afeto e pertencimento.

“É importante ratificar que a adoção é um ato de amor consciente, legítimo e transformador, capaz de construir vínculos verdadeiros e duradouros, e que toda família, ao se abrir para esse caminho, se torna parte de uma rede de apoio que caminha junto”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.