Adoção: encontros ajudam a fortalecer a rede de apoio

Estimated reading time: 5 minutos

Toledo sediou o 8º Encontro Paranaense de Apoio à Adoção (EPRAA) e o 15º Encontro das Famílias do Coração. O evento ocorreu no último fim de semana, no Teatro Municipal, e tratou sobre diversas questões que envolvem a adoção.

O encontro teve como tema central ‘Entre Laços e Abraços: aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e pedagógicos da adoção’. A programação reuniu palestras, mesas de diálogo, depoimentos, homenagens e apresentações culturais, oferecendo ao público um espaço de reflexão e acolhimento.

A continuidade por 15 anos do Encontro das Famílias do Coração traz legitimidade e visibilidade ao tema da adoção. No decorrer deste período, o evento passou a ser um marco na agenda social de Toledo e região e ajuda a mobilizar mídia, escolas, universidades e a comunidade em geral para refletir sobre o direito de crianças e adolescentes a crescerem em família.

“O encontro trouxe diferentes perspectivas sobre a adoção, abordando aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e pedagógicos”, avalia a presidente da Associação ao Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Agaat), Iria Schallenberger Kappel. “Especialistas convidados trouxeram credibilidade e atualização aos debates, tratando de temas como os desafios do Sistema Nacional de Adoção, a construção da identidade, o papel da escola e a importância da rede de apoio no pré e no pós-adoção”.

As atividades culturais, segundo Iria, tiveram destaque especial, com corais, música, balé e poesia, que proporcionaram momentos de sensibilidade e aproximação afetiva. Ela cita que o encontro também contou com depoimentos de famílias e a participação de filhos por adoção marcados pela autenticidade, reforçaram que a adoção é vivida no cotidiano e transformada em histórias reais de pertencimento.

FORTALECIMENTO DA REDE DE APOIO – O evento reuniu autoridades, profissionais e famílias adotivas e pretendentes. Tal integração multiprofissional e comunitária visa fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência, garantindo mais articulação entre as instituições e maior efetividade no atendimento.

“Entre os resultados alcançados, sobressaem-se a sensibilização sobre os desafios e possibilidades da adoção, a troca de experiências inspiradoras, o fortalecimento da rede de apoio entre grupos de diversas regiões do Paraná e a projeção de Toledo como referência estadual na promoção da cultura da adoção”, aponta.

Iria destaca que as homenagens prestadas reconheceram a atuação de pessoas fundamentais na defesa da causa, criando laços afetivos entre o evento e sua história. A presidente acrescenta que a iniciativa – considerada um sucesso – contou com expressiva participação de profissionais, famílias e instituições, além do apoio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Toledo, Prefeitura Municipal, empresas parceiras e apoiadores.

ESPAÇO E ACOLHIMENTO – “Os encontros criam um espaço seguro de diálogo e partilha. Pais, mães e filhos puderam trocar experiências, superar desafios comuns e construir laços que se estendem para além do evento, gerando uma verdadeira rede de apoio emocional e social”, reforça a presidente.

Para as famílias que estão em processo de adoção ou que pretendem iniciar essa caminhada, Iria comenta que é interessante vivenciar essa experiência com amor, paciência, verdade e coragem, sabendo que cada vínculo será construído no cotidiano, com pertencimento e com afeto.

“É importante ratificar que a adoção é um ato de amor consciente, legítimo e transformador, capaz de construir vínculos verdadeiros e duradouros, e que toda família, ao se abrir para esse caminho, se torna parte de uma rede de apoio que caminha junto”, enfatiza.

A ADOÇÃO É UM CAMINHO DE AMOR – Os encontros, conforme Iria, ajudam a desmistificar preconceitos e a consolidar a compreensão de que a adoção não é um ato de caridade, mas sim uma forma legítima de constituição familiar, baseada no afeto e no compromisso. Ela reforça que esse avanço cultural se reflete no modo como a comunidade passou a acolher e apoiar famílias adotivas.

“O equilíbrio entre reflexão técnica e manifestações culturais favoreceu o engajamento do público e consolidou a mensagem central de que a adoção é um caminho de amor e cidadania, sustentado pelo compromisso coletivo e por políticas públicas eficazes”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.