Grandes projetos: engenheiro se aposenta após 55 anos de dedicação na Portos do Paraná

Estimated reading time: 3 minutos

Com 55 anos de história no Porto de Paranaguá, o engenheiro mecânico Kozo Kawata, 81 anos, anunciou sua saída da Portos do Paraná nesta segunda-feira (13). Kozo sempre atuou na Diretoria de Engenharia e Manutenção, onde participou de importantes projetos portuários, como as ampliações de cais e a criação do Corredor de Exportação — o coração da Portos do Paraná.

O veterano, acompanhado da esposa, Satiko Nakachima Kawata, fez o anúncio de sua aposentadoria definitiva no gabinete do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “A minha vida está integrada ao Porto de Paranaguá, e vice-versa”, afirmou Kawata.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, agradeceu pessoalmente ao engenheiro pela carreira dedicada ao setor portuário. “Um engenheiro reconhecido nacionalmente, responsável por liderar e contribuir nas maiores obras de infraestrutura da Portos do Paraná, inclusive o Moegão, o píer em ‘T’, ‘F’ e o ‘L’. Este encontro é uma singela homenagem ao Kozo por estar conosco esse tempo todo, compartilhando sua sabedoria com os nossos colaboradores”, disse.

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, também participou da homenagem e relembrou seu início na empresa pública, há dez anos. No primeiro dia de trabalho, a primeira pessoa com quem teve contato foi o engenheiro Kozo Kawata, que lhe deu uma verdadeira aula sobre os conceitos básicos do setor, desde a definição do que é uma poligonal do porto organizado e a linha de preamar média até o funcionamento do cais, dos berços de atracação e do Corredor de Exportação.

“Kozo sempre foi uma referência para todos os engenheiros da Portos do Paraná. Foi um grande privilégio para nós, engenheiros mais novos, trabalhar com ele. Ele é professor e também uma referência, tanto na parte técnica quanto como pessoa”, enfatizou.

Ao se despedir, Kozo deixou uma mensagem aos novos profissionais que chegam à empresa. “Meu recado para quem quer entrar na Portos do Paraná é que, ao ingressar aqui, estará trabalhando em uma estrutura grande e excelente para aprender e se desenvolver”, disse Kawata.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.