Grandes projetos: engenheiro se aposenta após 55 anos de dedicação na Portos do Paraná

Estimated reading time: 3 minutos
Com 55 anos de história no Porto de Paranaguá, o engenheiro mecânico Kozo Kawata, 81 anos, anunciou sua saída da Portos do Paraná nesta segunda-feira (13). Kozo sempre atuou na Diretoria de Engenharia e Manutenção, onde participou de importantes projetos portuários, como as ampliações de cais e a criação do Corredor de Exportação — o coração da Portos do Paraná.
O veterano, acompanhado da esposa, Satiko Nakachima Kawata, fez o anúncio de sua aposentadoria definitiva no gabinete do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “A minha vida está integrada ao Porto de Paranaguá, e vice-versa”, afirmou Kawata.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, agradeceu pessoalmente ao engenheiro pela carreira dedicada ao setor portuário. “Um engenheiro reconhecido nacionalmente, responsável por liderar e contribuir nas maiores obras de infraestrutura da Portos do Paraná, inclusive o Moegão, o píer em ‘T’, ‘F’ e o ‘L’. Este encontro é uma singela homenagem ao Kozo por estar conosco esse tempo todo, compartilhando sua sabedoria com os nossos colaboradores”, disse.
O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, também participou da homenagem e relembrou seu início na empresa pública, há dez anos. No primeiro dia de trabalho, a primeira pessoa com quem teve contato foi o engenheiro Kozo Kawata, que lhe deu uma verdadeira aula sobre os conceitos básicos do setor, desde a definição do que é uma poligonal do porto organizado e a linha de preamar média até o funcionamento do cais, dos berços de atracação e do Corredor de Exportação.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Kozo sempre foi uma referência para todos os engenheiros da Portos do Paraná. Foi um grande privilégio para nós, engenheiros mais novos, trabalhar com ele. Ele é professor e também uma referência, tanto na parte técnica quanto como pessoa”, enfatizou.
Ao se despedir, Kozo deixou uma mensagem aos novos profissionais que chegam à empresa. “Meu recado para quem quer entrar na Portos do Paraná é que, ao ingressar aqui, estará trabalhando em uma estrutura grande e excelente para aprender e se desenvolver”, disse Kawata.
AEN