Enio Verri se reúne com embaixador brasileiro no Uruguai, Marcos Lopes

0 94

A participação da Itaipu Binacional na integração regional foi tema de uma conversa entre o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, e o embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, na quarta-feira (8), na embaixada brasileira, em Montevidéu.

Também integraram a comitiva da Itaipu a assistente do diretor-geral brasileiro Gisele Ricobom; a chefe da Assessoria de Comunicação, Ana Paula Hedler; e o gerente do Departamento de Operação de Segurança, Fábio Telles da Silva.

Segundo Enio Verri, Itaipu e Ministério das Relações Exteriores cultivam uma relação muito próxima, devido ao caráter binacional da usina hidrelétrica. Essa relação tem sido diária nos últimos tempos, devido às tratativas com o Paraguai, em relação ao Anexo C do Tratado de Itaipu.

“O presidente Lula tem uma sensibilidade muito grande com a integração regional, especialmente na América Latina. Toda vez que nos reunimos, ele faz questão de reforçar essa preocupação. Por isso, a Itaipu está à disposição do governo e do Ministério das Relações Exteriores, para potencializar ainda mais essa integração”, afirmou Verri.

Após o encontro com o embaixador, a comitiva foi recebida pelo adido da Polícia Federal em Montevidéu, o delegado federal João Luiz Caetano Araújo, e o seu adjunto, o agente federal Fernando Lemos. A Adidância da Polícia Federal em Montevidéu fica no mesmo prédio da embaixada.

 Agenda

Na capital uruguaia, Enio Verri participou da 8ª Semana da Energia, que aconteceu entre 6 e 10 de novembro. Na terça-feira (7), ele falou sobre transição energética no painel “Hidreletricidade como Base da Matriz Energética Latino-Americana” e, na quarta-feira (8), integrou a Reunião do Diálogo Público-Privado sobre Energia, no âmbito da 58ª Reunião de Ministros, ainda na Semana da Energia.

O diretor também participou de um encontro, na terça-feira (7), com os presidentes da Câmara dos Deputados do Uruguai, Sebastián Andújar, e do Parlasul, o parlamentar Mario Colman. A reunião ocorreu no Palácio Legislativo do Uruguai. O objetivo foi fazer uma aproximação entre a Itaipu e as instituições, enfatizando a importância da democracia e reforçando as relações entre os dois países.

FOZ DO IGUAÇU

Deixe um comentário