Gabriel Baierle comenta atividades do primeiro semestre e próximas pautas

Estimated reading time: 6 minutos

A avaliação das atividades do primeiro semestre do ano, as próximas pautas do Legislativo, os planos para a próxima eleição entre outros assuntos foram tratados com o presidente da Câmara dos Vereadores de Toledo Gabriel Baierle (União-PR), na última quarta-feira (23), no Podcast ‘Algo a Mais’ do JORNAL DO OESTE, com a editora-chefe Bruna Manfroi.

O parlamentar citou que no primeiro semestre foram mais de 100 projetos de lei aprovados e votados na Câmara de Vereadores de Toledo, além de projetos de resolução da Mesa, entre as indicações e os requerimentos dos vereadores. “Tivemos duas sessões extraordinárias no final do primeiro semestre para ‘limpar’ as pautas das últimas comissões para iniciar o segundo semestre com as discussões necessárias”.

Ele lembrou que algumas discussões eram prioridades como o PL que autoriza o Executivo Municipal a prestar apoio logístico, estrutural e cultural ao Clube Caça e Pesca de Toledo, visando à realização da Festa Nacional do Porco no Rolete. O presidente lembrou que essa pauta sempre foi aprovada na Câmara de Vereadores e, na votação deste ano, a matéria propõe um aporte na totalidade de R$ 200 mil em serviços.

“Não é um repasse; são serviços como o apoio da Guarda Municipal, serviço de pedra, maquinários, tudo para melhorar o acesso a essa festa que é uma vitrine nacional e internacional. Temos investidores que vem conhecer a Festa, conhecem Toledo e acabam investindo no município. É um projeto corriqueiro e todos os anos fazendo a votação e damos o suporte para a maior festa do município ocorra com tranquilidade e sucesso”.

COMPROMISSO – O vereador Gabriel Baierle comentou que, como presidente da Câmara de Vereadores, tem implementado muitas ações que estão no seu planejamento estratégico nesses dois anos de presidência. “Trabalhamos muito na valorização dos servidores colocar as férias de maneira mais tranquila e isonômica para o servidor, conseguimos aumentar o vale de alimentação do servidor da Câmara, conseguimos avançar a Escola do Legislativo atendendo a população”.

Na Escola do Legislativo, Baierle falou que são desenvolvidos muitos trabalhos como o Parlamento Jovem que elege os vereadores mirins, o programa Conhecendo Toledo, além da qualificação para os servidores, os assessores e o treinamento de boas práticas, bons relacionamentos e bom atendimento.

“Isso reflete na imagem da Câmara de Vereadores e para o cidadão que vai ser atendido dentro do Legislativo. Tem também o nosso foco na comunicação da Câmara onde tivemos muitas mudanças, inclusive na identidade visual. Vimos a necessidade de mostrar que a Câmara tem um protagonismo da sua própria história. Estabelecemos uma política de comunicação social da Câmara e outros avanços para ter uma transparência e modernização de acesso da população a Câmara Municipal”.

Outro ponto destacado pelo presidente é a regulamentação para micro e pequenas empresas de Toledo para ter preferência de contratação de serviços terceirizados na Câmara. “Isso fomenta o comércio local e valoriza os pequenos empresários. É uma mudança muito importante para continuar as atividades administrativas da Câmara Municipal”, pontuou.

PRETENSÃO – De olho nas eleições de 2026, o vereador e presidente da Câmara Gabriel Baierle comentou que colocou seu nome a disposição do partido (União-PR) e inicia uma viabilidade para trabalhar nesse projeto. Ele também é presidente estadual da União Brasil Jovem e tem um trabalho muito próximo de toda a juventude do Paraná.

Em contato com muitos vereadores da juventude, ele manifestou apoio e ajudou também em trâmites burocráticos dentro do partido. “Isso me deu uma condição de ter acesso a outras cidades. Temos trabalhados com essa juventude no Paraná. Fiquei um ano na presidência e agora fui reconduzido para dar continuidade nesse trabalho nesse ano”.

Ele enfatizou que é preciso debater Toledo de forma diferente. “As lideranças politicas precisam conversar, por onde tenho passado temos reafirmado que precisamos discutir não só o simples regionalismo. Não é só isso que vai fazer Toledo ter um deputado estadual novamente. Acho que temos que avançar, precisamos de candidatos com bandeiras, com defensas, com posicionamento claro para que possamos acessar outras cidades”.

Ele defendeu que é preciso ter posição clara das lutas que afetam a população, principalmente no bolso, porque o brasileiro tem pagado mais impostos, tem a taxação, a questão do pedágio que poderá deixar a microrregião de Toledo ilhada. “Se não tiver posições claras e ter medo de posicionar não vamos para a frente. A população precisa dessa representatividade”, salienta o vereador.

EXPECTATIVAS – O presidente da Câmara de Vereadores afirmou que quer trabalhar muito por Toledo e pelo Paraná. De olho no futuro, ele espera ter um estado com estradas boas, com interligações, um estado com habitação digna para a população, com uma produção mais rica e farta e com cuidado e mais atenção com o produtor rural, entre outras conquistas e avanços.

“O Paraná já é um estado muito a frente e sempre tem algo a melhorar. Eu sou um defensor da democracia e do diálogo e espero que a democracia seja fortalecida, que tenhamos liberdade, liberdade para pensar, falar, que tenhamos um Congresso diferente com coragem para travar as brigas necessárias, que a justiça seja justa e que o país seja um país sem fome, da segurança alimentar bem avançada”, conclui Gabriel Baierle.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.