Roberto Souza destaca ações e projetos do seu trabalho na Câmara

Estimated reading time: 6 minutos

O compromisso em buscar recursos para o município de Toledo e o trabalho realizado no primeiro semestre de 2025 foram destaques apresentados pelo vereador Roberto Souza no podcast “Algo a Mais” com editora-chefe Bruna Manfroi, na última quarta-feira (6). Roberto de Souza é o primeiro-secretário da Mesa e no programa ele comentou de sua atuação na Câmara de Vereadores.

O parlamentar tem se desempenhado na busca por recursos para o município. Ele citou que os resultados já obtidos são frutos de trabalhos realizados antes de assumir o cargo de vereador. “Trabalhei seis anos na Câmara dos Deputados em Brasília e nove anos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e, em todos momentos com muito diálogo com prefeitos ajudando a resolver muitos projetos e demandas para levar recursos, obras e programas do governo federal para atender as demandas dos municípios. Atualmente continuo fazendo visitas em Brasília e em Curitiba e conversando com os deputados estaduais como Arilson Chiorato que ajuda muito na construção do mandato e, em Brasília com a deputada o Gleisi Hoffmann”.

Souza destacou que seu mandato tem um trabalho muito forte com as políticas públicas da pessoa com deficiência. Ele citou que conquistou R$ 8,5 milhões junto a Itaipu Binacional para construção da nova sede da Apae de Toledo. “Essa é uma articulação junto com Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato, Elton Welter e Enio Verri presidente da Itaipu, porque política não se constrói com uma ou duas mãos, são várias mãos para construir aquilo que acreditamos”.

O vereador comentou que a nova sede da Apae de Toledo será no bairro Jardim Pancera, um terreno de 5 mil metros quadrados com 3,5 mil metros quadrados de área construída. “Uma obra moderna que vem para ajudar a atender mais alunos e garantir aos professores mais qualidade para o ensino. E essa nova sede é importante não só para Toledo mas para as cidades da região que também são atendidas pela instituição. É uma causa da minha vida. Os tramites acontecendo, temos reuniões para acertar os detalhes, estão feitas as planilhas de gastos, os projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico e temos a garantira do orçamento. Em 60 dias aproximadamente teremos a assinatura do convênio da Apae”.

TRABALHO – No programa o vereador Roberto Souza enfatizou que mantém um diálogo permanente e respeitoso com o Poder Executivo. “Meu mandato é independente, não sou situação ou oposição. Aquilo que eu acredito que é bom para o município eu voto junto, o que eu acredito que não é bom eu voto contrário e o que eu acredito que precisa melhorar vou apresentar sugestões de ideias”.

Dentro dos trabalhos do primeiro semestre, o parlamentou destacou que foram apresentadas 62 indicações na Câmara de Vereadores. “São coisas pequenas do dia a dia que salvam vidas, ajudam no desenvolvimento da cidade, resolvem questões de mobilidade, entre outros. São indicações para resolver esses problemas que vemos todos os dias. Tenho uma equipe com experiência que conversa com as secretarias e contribui para que possamos resolver essa questões”, salientou.

Souza esclareceu que o trabalho do vereador é contribuir para o desenvolvimento da cidade, acompanhar os projetos e políticas públicas que estão em debate no município. Ele faz pedidos de informação do andamento dos trabalhos para acompanhar o que falta, onde pode cobrar, onde pode contribuir e como buscar os recursos. “Meu mandato nunca foi sensacionalista, de querer capitalizar em cima de ações só para fazem sensacionalismo do mandato. Se temos caminhos em Brasília e em Curitiba nós vamos ajudar”.

No podcast “Algo a Mais”, o vereador Roberto Souza pontuou que tem um compromisso com o seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), mas seu compromisso maior é com o desenvolvimento de Toledo. “Temos que pensar nas pessoas e na qualidade de vida das pessoas. Uma das coisas que trabalho muito é a perspectiva do conceito de cidade inteligente. Temos que pensar Toledo a curto, médio e longo prazo. E o conceito de cidade inteligente trabalha a tecnologia, o desenvolvimento com justiça social, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento com mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

AÇÕES – O vereador também comentou da responsabilidade que é fazer gestão pública. Ele citou que não é uma tarefa fácil e que não se constrói somente com uma ideia. “Tem que pegar a ideia de todos e partir para a convergência daquilo que é o bem comum e coletivo. Isso é gestão pública. Temos vários pensamentos diferentes, mas temos que caminhar para aquilo que é melhor para todos. Fazer gestão pública é muito desafiador. Tem que ter responsabilidade, não pode falar com demagogia, com ironia, com mentiras. Quando promete algo cria uma expectativa e tem que cumprir”, enfatizou.

Na oportunidade, ele pontuou que suas ações não são para gerar objeto, mas as ações do seu mandato de vereador são causas. “O meu mandato é feito de causa. Se a causa da pessoa é a deficiência, soma-se a minha causa; se a causa é a educação pública de qualidade venha falar comigo. O meu mandato dialoga permanentemente com as universidades. A universidade é uma incubadora de ideias, de ciência e tecnologia e nós transformamos isso em ideias para o mandato para buscar recursos onde precisa”.

Para o segundo semestre, o vereador Roberto Souza comentou que os trabalhos continuam e que sua equipe está a disposição para receber as demandas da população. Ele pontuou também que está construindo projetos importantes para o futuro como a pré-candidatura para deputado estadual. “Estamos dialogando com os municípios porque eu não posso pensar em algo sozinho. Estou ouvindo com as lideranças para ver se é importante colocar a disposição. Eu não quero construir nada que seja individual”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.