Maripá reforça equipe médica devido a epidemia de dengue

0 116

Devido a epidemia de dengue e a alta procura por atendimento, a Secretaria de Saúde de Maripá irá reforçar a equipe médica do Pronto Atendimento (PA) 24 horas. A partir desta terça-feira (16), mais um médico estará atendendo na unidade, de segunda a sexta, das 13h às 21h.

De acordo com a secretária de Saúde, Adriana Scarparo, a medida busca dar mais agilidade ao atendimento. “Estamos com uma média de 90 notificações por semana de casos de dengue, por isso a necessidade de ampliar temporariamente a equipe. Pedimos que as pessoas com suspeita de dengue procurem atendimento de preferência neste horário em que teremos um médico extra”, enfatiza a secretária.

ÚLTIMO BOLETIM

No último boletim da dengue publicado na sexta-feira (12), mais 97 casos foram notificados. Ao todo, desde agosto do ano passado, o município registrou 1.049 casos, sendo 335 deles confirmados, 90 descartados e 624 em investigação. Além disso, 15 casos confirmados possuem sinais de alarme, ou seja, risco de evoluir para complicações.

A Secretaria de Saúde mantém, constantemente, as ações de conscientização e a vistoria dos imóveis por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas, anonimamente, pelos números (44) 3687-1133, (44) 3687-1249, (44) 3687-1572 ou (44) 3687-1892.

SINTOMAS

Os principais sintomas que estão sendo apresentados são: diarreia, febre alta, náusea e dores no corpo. Em caso de apresentar algum sintoma, procure a sua Unidade Básica de Saúde.

Entre os cuidados que devem ser mantidos pela população estão o uso de repelente diariamente, especialmente por pessoas que estão com sintomas, pois pode evitar que outros membros da família sejam acometidos pela doença. O uso de aparelhos inseticida e de spray inseticida dentro de casa também é indicado, além de manter os quintais livres de materiais que possam acumular água e se tornar um ambiente para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Deixe um comentário