Equipe técnica investiga procedência da mortandade de peixes no Rio Toledo

27

O mau cheiro do Rio Toledo na região do Jardim Parizzotto chamou a atenção de um morador daquela localidade. Ele informou ao vereador Professor Oséias sobre o forte odor, que tinha como origem a direção do Rio. O parlamentar foi verificar a situação e para sua surpresa encontrou peixes mortos nas margens do Rio além de muito lixo.

Em sua página na rede social Facebook, o vereador postou várias fotos e vídeos do local. Ele relata que transitou pela margem do Rio que percorre alguns bairros além do Jardim Parizzotto, como o Cezar Park e Bressan. Nestas localidades, além do mau cheiro e de peixes mortos, ele registrou em imagens e vídeos a aparência da água, a qual estava escura.

Na última quinta-feira (5), o parlamentar fez uma notificação no Ministério Público “envolvendo a mortandade de peixes e o forte odor advindo do Rio Toledo, na altura dos bairros Cezar Park, Bressan e Parizzotto”. Na notificação o vereador requisita, “em regime de urgência, uma vistoria in loco, a coleta de amostras da água e de outras evidências para fins de análise laboratorial e a adoção de providências e medidas tendentes a identificar a origem do problema, bem como seu causador”.

INVESTIGAÇÃO – O JORNAL DO OESTE manteve contato com Ministério Público do Paraná (MPPR) e a 3ª Promotoria de Justiça, com atribuição em Proteção ao Meio Ambiente afirma que recebeu uma denúncia na semana passada. “Foi instaurado um investigação preliminar e também foram expedidos ofícios ao Instituto Água e Terra (IAT) e à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento”. A Promotoria complementa que aguarda respostas.

O secretário da pasta Junior Henrique Pinto comenta que a equipe técnica fez uma vistoria no local ainda na quinta-feira da semana passada.

“Como a Secretaria não dispõe de estrutura laboratorial para realizar esse tipo de análise, nós oficiamos o IAT para fazer a análise da água e identificar o problema. Estamos aguardando um retorno do Instituto para contribuirmos de alguma maneira na solução deste problema”, explica o secretário Junior.

A equipe de redação do JORNAL DO OESTE manteve contato com o chefe do IAT Taciano Maranhão na última segunda-feira (9) e ele enfatiza que a equipe de engenharia de pesca do órgão investiga o problema de mortandade de peixes no Rio Toledo desde a semana passada. Os profissionais realizaram coleta da água nos trechos indicados, no entanto, ainda não saíram os resultados finais.

“Em relação a água, nós temos algumas conclusões primárias e a qualidade está boa. A princípio, suspeitamos que a morte dos peixes poderia estar relacionada com as baixas temperaturas recentemente, porém esse seria um episódio em toda extensão do Rio e na vistoria não foi identificado”, esclarece o chefe do IAT.

Taciano pontua que a equipe agora investiga se algum proprietário de açude nas proximidades do Rio descartou os peixes que morreram nos últimos dias. “Também recolhemos os peixes, em avançado estado de decomposição para análise e pelas características não foi a qualidade da água e nem o frio que provocaram a morte dos animais. A suspeita é de lançamento de algum açude, porque são animais da mesma espécie – tilápia – e praticamente do mesmo tamanho/peso, características de peixes de cultivo. Agora vamos identificar o responsável e notificá-lo”, conclui o chefe do IAT.

Da Redação

TOLEDO