Escola Municipal Washington Luiz tem investimento de R$ 1,3 milhão

0 481

A Escola Municipal Washington Luiz, localizada no distrito de Novo Sobradinho, em Toledo, está comemorando 67 anos de sua criação. Nesta quarta-feira (12), a comunidade escolar reuniu-se para também comemorar o investimento de R$ 1.305.841,33 do governo municipal, por meio da Secretaria da Educação (Smed), na obra que contempla a reforma e ampliação do espaço. 

Diversas autoridades, incluindo representantes do Executivo, Legislativo e Ministério Público, pais, professores, alunos e funcionários, se fizeram presentes para prestigiar a cerimônia de inauguração e entrega do novo espaço. A escola conta, hoje, com aproximadamente 140 alunos matriculados e outros 200 alunos atendidos nas modalidades de educação infantil, contando com o programa Integralizar e apoio psicopedagógico. 

A presidente do Conselho Escolar, Aline Franciane Bonstrup da Silva, disse que “essa iniciativa [de reformar e ampliar a escola] tem impacto tanto na vida de nossos alunos, quanto na vida de toda a comunidade. Somos o terceiro lugar no Ideb, mas com esses investimentos, não tenho dúvidas de que podemos chegar ao primeiro lugar”, pontuou. 

O promotor de justiça, Giovani Ferri, elogiou a estrutura e também o empenho de todos que fazem parte da escola. “Para nós é uma satisfação prestigiar este evento. Nós da Promotoria estamos juntos no desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental (PEA) aqui e a Escola Washington Luiz é uma das que mais participam e aprimoram esse projeto. Projeto que já recebeu premiação estadual e caminha  para ser reconhecido em nível nacional. Então, nosso parabéns a todos”, felicitou o promotor. 

A diretora da escola, Anna Amalia Plein Vergutz, disse que este é “um dia muito alegre e muito esperado por toda nossa comunidade, pelos alunos e professores. Estamos muito felizes com essa reforma, agora nossa escola está completa. Temos ótimas salas de aula, material pedagógico, ótimos professores e alunos. Também temos apoio da Secretaria da Educação e da Prefeitura, que investem e acreditam na nossa comunidade”, agradeceu a diretora. 

A secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Kulzer, atribuiu o desempenho da escola a uma soma de esforços para que esse tipo de ação se concretize. “Este sonho foi sonhado e desejado pela escola, pois era uma necessidade. Cada direção, ao seu tempo, mostrou como essa escola é boa de se trabalhar e o quanto merece colher os frutos de sua dedicação”, frisou. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, em nome dos demais vereadores presentes, elogiou os projetos da escola e o resultado do investimento realizado. 

O vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt, destacou a prioridade da gestão em relação à educação pública e junto com o prefeito Beto Lunitti reforçaram o compromisso com a pasta. “Os investimentos em educação transformam a vida das pessoas”, disse Ademar. 

O prefeito falou dos avanços incomensuráveis no programa da Escola em Tempo Integral e na Educação Infantil. Lembrou que todos os estudantes do município têm garantido o transporte público gratuito e que o investimento em obras nas unidades educacionais são realizados com a maior qualidade possível. “Você estabelece a vontade de crianças, adolescentes e jovens de irem para escola com espaços dignos, acolhedores e estruturados”, salientou Beto Lunitti. 

O público presente assistiu uma apresentação artística com alunos da escola, que coreografaram a canção de Marília Mendonça, A flor e o beija-flor. Em seguida, logo após o descerramento da placa de inauguração das obras, as autoridades presentes acompanharam a direção da escola até uma área destinada ao projeto do pomar. Lá, cada um concluiu o plantio de espécies frutíferas que atenderão a comunidade escolar. 

Melhorias

Todas as áreas internas e externas receberam nova pintura, revitalizando tanto os ambientes internos quanto a fachada da instituição. Além disso, houve a troca de piso em quatro salas de aula, na área administrativa e na cozinha. Em quatro salas de aula, o parquet foi lixado para restaurar seu brilho e prolongar sua vida útil.

A diretora destaca a importância da reforma do telhado. “Foi muito significativo, pois essa substituição do telhado de toda a escola garantiu a integridade estrutural, além de prevenir infiltrações e outros danos que poderiam comprometer a segurança e o conforto de todos”.

Ampliação

Foram construídas novas instalações na escola, incluindo um refeitório, uma lavanderia e três salas de aula. Também foi instalado um novo parquinho, equipado com novos brinquedos e estruturas para recreação infantil. 

Deixe um comentário