Sanepar avalia equipes técnicas para certificar eficiência na análise do esgoto tratado

Estimated reading time: 4 minutos

A Companhia de Saneamento do Paraná promoveu nesta quinta-feira (27) o 2º Programa de Proficiência em Ensaios de Campo, Amostragem e Análises de Efluente da Sanepar na Estação de Tratamento de Esgoto Padilha Sul, em Curitiba. O evento reuniu 50 técnicos das áreas operacionais de todo o Estado e dos laboratórios centrais. A iniciativa demonstra a eficiência da análise do esgoto tratado pela Sanepar, garantindo o atendimento às exigências legais do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Instituto Água e Terra (IAT).

Os profissionais participaram da avaliação aplicada pela empresa Ensaios de Proficiência PIPA, que é acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), visando confirmar a qualificação dos coletores de 24 laboratórios da Sanepar para as análises de elementos como: Demanda Química de Oxigênio (DQO), temperatura da água, oxigênio dissolvido e pH.

De acordo com a gerente de Avaliação de Conformidade (GACF), Cynthia Castro Correa Malaghini, essa avaliação também é importante para a manutenção do credenciamento dos quatro laboratórios centrais junto ao IAT.

Além do resultado garantir a credibilidade dos ensaios realizados nas estações de tratamento, Cynthia ressalta ainda que a avaliação comprova que o resultado da qualidade do tratamento do esgoto que é lançado nos mananciais está correto. “Entendemos que quando o efluente tratado é lançado em um rio, este corpo hídrico conflui em outro ali na frente, e assim por diante. Por isso, zelar pelos rios é cuidar de todo um ecossistema e este cuidado está em nosso DNA”, afirma.

Nos municípios paranaenses atendidos pela Sanepar, 100% do esgoto coletado é tratado de maneira eficiente em uma estrutura que conta com 665 unidades de bombeamento e 271 estações de tratamento de esgoto. A Companhia faz investimentos contínuos para assegurar o padrão de lançamento do efluente previsto na legislação ambiental.

O esgoto tratado na ETE Belém, em Curitiba, por exemplo, chega ao Rio Iguaçu com uma carga orgânica de 5 mg/L de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), muito abaixo do limite de outorga exigido pelo IAT, que é de 25mg/L de DBO.

AVALIAÇÃO – Marcos Simoni, técnico ambiental da Gerência de Fiscalização da Sanepar no Oeste do Estado, afirma que a avaliação foi interessante para conferir a confiabilidade dos resultados obtidos pelos técnicos, além da oportunidade de compartilhar experiências com os colegas.

“Quando realizamos um teste, várias vezes em campo, é importante aferir se o nosso procedimento e se as nossas leituras estão corretas para garantir a linearidade dos resultados entregues à Companhia. O resultado final vai chegar lá no nosso cliente. Essa é a garantia que estamos realmente tratando o nosso esgoto e temos confiabilidade na entrega desse resultado”, explica.

Para o técnico operacional de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, Luiz Henrique Crepaldi, a experiência foi a melhor possível. “É uma forma de certificar o trabalho que a gente já faz com excelência em campo e a qualidade do nosso efluente que vai ao rio, colaborando com o meio ambiente sustentável e a qualidade de vida da população. Sempre dentro dos parâmetros exigidos para lançamento do efluente”, aponta.

PIONEIRISMO – A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento do Brasil a promover um evento simultâneo com profissionais de todos os níveis de operação no formato in company para avaliar as equipes de coletores de amostras e os laboratórios regionais. Esta é a segunda edição – a primeira foi em 2018 e reuniu mais de 40 técnicos de todo o Paraná.

“Ao fazer esse tipo de calibração a Sanepar garante que vai ter sucesso e eficiência em seu controle de qualidade do efluente lançado nos corpos receptores, contribuindo com o meio ambiente e cumprindo seu papel diante da sociedade”, afirma Orlando Antunes Cintra Filho, consultor do ensaio de proficiência da PIPA.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.