Rally Jalapão/Sertões Series 2021 contará campeões nacionais e internacionais

O 7º Rally Jalapão / Sertões Series, um dos principais ralis do Brasil, está confirmado para os dias 15 a 19 de junho. O primeiro encontro dos carros, motos, quadriciclos e UTVs faz parte do calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country 2021. Para os quatro dias de disputas estão previstos aproximadamente 1.400 quilômetros de percurso com trechos inéditos. As inscrições continuam abertas no site oficial do evento www.arenarally.com.br.

Renomes nacionais e internacionais com inúmeros títulos na carreira na modalidade cross-country, entre eles, confirmaram presença os tricampeões mundiais e do Sertões, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin; o campeão do Dakar, Leandro Torres e os campeões brasileiros e do Sertões, Denisio do Nascimento e Idali Bosse, nos UTVs. Os atuais campeões do Sertões, Ricardo Martins nas motos (também tricampeão do Rally Jalapão), Marcos Baumgart/Kleber Cíncea, nos carros, e Marcelo Medeiros, nos quadriciclos. 

A lista de multicampeões é extensa, nas motos a prova também contará com Jean Azevedo, Gregório Caselani e Julio Cesar Zavatti. Nos carros, a participação de Marcos Moraes/Fabio Pedroso e do piloto local Cristiano Antonio Rocha (campeão Sertões na PRO Brasil e Mitsubishi Cup). Os atuais campeões do Rally Jalapão estão inscritos: nos carros, Zé Hélio Rodrigues e Weidner Moreira; nos UTVs, Bruno Varela /Gustavo Bortolanza e nas motos, o francês Adrien Rene Metge.

A grande novidade no grid é a união de dois consagrados pilotos nas motos, José Hélio Rodrigues Filho e Ramon Sacilotti, a bordo do Giafonne Buggy V8, o buggy Javali. “O Jalapão é sempre muito desafiador, é um lugar que nós temos um carinho enorme”, diz o piloto. “O Ramon sempre foi um companheiro de corrida, de rali, não um adversário. Então, falamos a mesma “língua”. Nós não fizemos nenhuma prova como treino e vamos para o Rally Jalapão com a cara e com a coragem. É uma experiência, mas a intenção é progredir com a dupla para as outras provas da temporada cross-country”, ressalta Zé Hélio.

Para Ramon Sacilotti a expectativa é promissora em sua estreia entre os carros. “Apesar da grande responsabilidade que é navegar para um cara que é um ícone no rali, isso me deixa ansioso, principalmente por ser a primeira vez que irei navegar em um carro. Estamos fazendo um teste para ver se nos entendemos e a experiência somada nas motos nos leve a bons resultados no futuro”, afirma. “Apesar de concorrentes, sempre fomos bons amigos, e isso ajuda na hora de nos entender no carro”, completa Sacilotti.

Mulheres estreantes – São sete representantes femininas: nas Motos, Moara Sacilotti (piloto); nos Carros, Josi Koerich (navegadora); nos UTVs, Ana Paula Franciosi (navegadora) e Minae Miyauti (navegadora). E serão três estreantes nos UTVs, a dupla de Barreiras (BA), Carolina Hanishi Weisheimer (piloto) /Camila Hanishi (navegadora) e a piloto de Barueri (SP), Pamela Patrícia Bozzano.

O evento – O parque de apoio do evento será montado no Complexo da Bahia Farma Show, BR-020 242, em Luís Eduardo Magalhães (BA), onde ficarão concentradas todas as atividades como secretaria de prova, vistorias, largada e chegada do evento. A prova terá duas etapas no Tocantins (segunda e terceira etapas) com pernoite em São Félix do Tocantins (TO).

As atividades oficiais começam na terça-feira, 15 de junho, com secretaria de prova, vistorias e briefing. Na quarta-feira, 16, os competidores partem para a primeira disputa e farão pernoite em São Félix do Tocantins (TO). Na quinta-feira, 17 e sexta-feira, 18, seguem para a realização da segunda e terceira prova e em ambos os dias voltam para São Félix. Já no sábado, 19, acontece a prova final com largada em São Felix e retorno a Luís Eduardo Magalhães (BA). A cerimônia de premiação será será na Vila Panambi, próximo a cidade de Mateiros (TO).

Levantamento concluído – Segundo o organizador, entre as características da prova estão muitas estradas de areia com trechos de trial, especiais fantásticas e do mais puro rali da modalidade cross-country. “A cada ano encontramos novos caminhos, realmente fiquei surpreso e muito feliz com o levantamento desta edição do Rally Jalapão. Vamos realizar uma prova em alto nível do jeito que sempre fizemos com especiais fantásticas”, menciona Henrique Arena, organizador do Rally Jalapão e diretor da Arena Promoções e Eventos.

O Rally Jalapão / Sertões Series é uma realização de Arena Promoções e Eventos e Dunas Race, tem patrocínio da C6 Bank, Can-Am, CBMM, Honda, Motul e Mitsubishi Motors, e apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e da Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Da Assessoria