Atendimento no Fórum Eleitoral mais que dobra em Toledo

0 3.613

As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro, com o segundo turno para 27 de outubro. Neste ano, os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do Brasil. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Enquanto isso, as equipes do Fórum Eleitoral de Toledo realizam as ações previstas para manter a organização do pleito.

Neste momento, o eleitor deve estar atento aos prazos, pois dia 8 de maio encerra o prazo para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor se desejar votar nas Eleições Municipais de 2024. Após essa data o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito.

O chefe de cartório da Zona Eleitoral (ZE) 75ª Frederico Amorim Oliveira de Lima e a chefe de cartório da ZE 148ª Lucia Midori Takano explicam que, desde a última segunda-feira (22), os fóruns eleitorais do Paraná estão com o horário estendido para atender a população que ainda precisa regularizar o título eleitoral, antes do prazo acabar. Lembrando que, em Toledo, a ZE 75ª abrange os eleitores da sede e a ZE 148ª os eleitores de São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi e Ouro Verde do Oeste.

De acordo com Frederico e Lucia, o Fórum Eleitoral de Toledo atende a população das 9h às 18h. E ainda, no fim de semana, nos dias 4 (das 9 às 17h) e 5 (das 9h às 13h) de maio, também terá atendimento.

ORIENTAÇÕES

Os chefes de cartório pontuam que para regularizar o título de eleitor, é preciso levar documento com foto; comprovante de endereço atual; e certificado de alistamento militar para os homens. “A população poderá votar nas eleições de outubro, somente se tiver o documento regularizado”, recordam Frederico e Lucia.

Frederico pontua que o movimento no Cartório ampliou nos últimos dias, principalmente, nas segundas. “Com a proximidade do final de prazo, é certeza que a procura nos últimos dias será elevada”, menciona.

Lucia complementa que o eleitor deve estar atento aos comunicados passados nas redes de televisão ou até mesmo divulgados pela mídia. “São informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e importantes para as eleições municipais. A procura por atendimento no Fórum, em Toledo, praticamente, dobrou ao comparar com a demanda antes do horário estendido”.

ATENDIMENTO

Segundo a chefe de cartório da ZE 148ª, a demanda do eleitor tanto de Toledo como dos municípios vizinhos é diversificada. “Atendemos pessoas que querem fazer o alistamento pela primeira vez. Neste ano, estamos com a novidade que quem está com 15 anos completos pode tirar o título de eleitor, porém somente votará nas eleições com os 16 anos completos até o dia 6 de outubro”.

Lucia destaca que “a equipe do Fórum Eleitoral de Toledo também atende pedidos de transferências, quem deixou de votar na eleição passada; para realizar a coleta de biometria ou regularizar o título eleitoral por motivo de cancelamento”, enfatiza a chefe de cartório da ZE 148ª.

Ela acrescenta que a demanda ainda vai aumentar mais pela experiência da equipe em anos anteriores, principalmente, nos últimos dias. “A procura deve ser maior por se tratar de uma eleição municipal. Parece que as pessoas apresentam mais interesse em votar. Muitas vezes, o candidato é um familiar ou um amigo”, relata.

PREPARATIVOS

Ao finalizar o prazo para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor, os trabalhadores do Fórum Eleitoral de Toledo iniciam os preparativos para a convocação dos mesários. “Cada cartório realiza a sua organização. A nossa principal preocupação é dar ciência, enviar a convocação aos mesários e formar as equipes”, afirma a chefe de cartório da ZE 148ª.

As eleições municipais, segundo Lucia, possuem uma característica peculiar: existe muito pedido de dispensa de mesário. “Isso ocorre porque o mesário possui parentesco com o candidato e por essa razão existe o impedimento de atuar como mesário. Estamos nos organizando para que as eleições municipais transcorram com tranquilidade”.

Da Redação

TOLEDO

Atendimento

O atendimento estendido será nos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Umuarama e União da Vitória.

Deixe um comentário