Federação de Esportes Adaptados para Idosos promove capacitação

Estimated reading time: 3 minutos

A Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos (Fepeapi) – em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), campus II – promoveu a primeira capacitação para árbitros de Esportes Adaptados para Idosos. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto (sábado e domingo) e 60 profissionais participaram da capacitação.

A Federação – criada no dia 17 de julho de 2025 – é formada por profissionais da região Oeste do Paraná, tendo como presidente Luciano da Silva e vice-presidente Gelson Luiz Mielke Lunkes.

Segundo o presidente, os profissionais de Toledo não poderiam ficar de fora, considerando o trabalho realizado com as pessoas idosas da cidade, assim como outros municípios como Nova Santa Rosa e Missal.

Ministraram o curso profissionais capacitados e que algum tempo desenvolvem um trabalho espetacular com a pessoa idosa, entre eles: Wellington Cassio Barbosa da Silveira, que atua como diretor do Departamento da Pessoa Idosa de Toledo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel); Éder Verner Pavão da cidade de Nova Santa Rosa e o professor Marcos Carvalho de Missal com o auxílio de vários colaboradores da entidade.

AVALIAÇÃO – A aluna Andreia da Silva Lima é de Francisco Beltrão e, segundo ela, a experiência em participar da capacitação foi uma vivência incrível. “Eu tinha pouco conhecimento nessa área haja visto que no Sudoeste do Paraná precisamos fomentar as modalidades”.

Andreia complementa que foram dias de aprendizados e, principalmente, conscientização que há uma qualidade de vida sendo valorizada, integração, cuidado com a saúde do corpo e de mente. “Vejo que em meu futuro com certeza passarei de árbitra para atleta das modalidades. Parabéns a Fepeapi por esse marco histórico. Fico muito feliz por estar nessa relação da 1° turma de árbitros para Esportes Adaptados”.

INVESTIMENTO – A Prefeitura de Toledo investe em atividades físicas para a pessoa idosa e visa diversos benefícios, como melhoria da mobilidade, da qualidade de vida, autonomia, prevenção de quedas e fortalecimento muscular.

As ações costumam incluir exercícios adaptados, orientação profissional e participação comunitária para promover bem-estar e integração social. Atualmente, o Município possui o Centro de Treinamento para a Pessoa Idoso (CTI) e são treinados vários esportes, entre eles: vôlei gigante, vôlei de praia, vôlei no escuro, vôlei câmbio, handebol por zona, basquete relógio, peteca, tênis de mesa e jogos de mesa.

O CTI se destaca nas competições que participa, garantindo ótimas colocações. As últimas conquistas de Toledo foram: campeão geral dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) e campeão no naipe feminino do II Circuito Oeste de Vôlei Câmbio.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.