Estudo de uso de materiais sustentáveis para bicicleta é premiado internacionalmente

0 227

Projeto da UFPR e Lactec desenvolve conexões para quadros de bambu, focando em sustentabilidade, redução de custo e impacto de produção 

Um projeto orientado por pesquisadores do centro de pesquisa, tecnologia e inovação Lactec e idealizado por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o único brasileiro premiado no “2023 International Material Selection Challenge”, realizado no dia 8 de novembro, em Madrid, na Espanha. A seleção e premiação são promovidas pela Ansys, empresa de tecnologia, focada em soluções de simulação e engenharia para indústrias. O projeto do Lactec, que recebeu o 2o lugar, estuda quais são os materiais mais adequados para as conexões de quadros de bicicleta de bambu. O objetivo é otimizar o design e a eficiência de produção, além de melhorar o desempenho e os tornar mais acessíveis, duráveis e ecológicos – temas alinhados às políticas de ESG.

O trabalho, intitulado “Impacto Ambiental Reduzido e Desempenho Aprimorado: Estudo de Materiais para Conexões de Quadro de Bicicleta de Bambu”, foi desenvolvido pelos colaboradores Carlo Giuseppe Filippin, que também é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi orientador do projeto, Lucas Gomes Fonçatti, que atuou como co-orientador pelo Lactec, Tiago Chelni e Gilberto Suss Neto, estudante de Engenharia Mecânica na UFPR, que formaram uma parceria para aprimorar a pesquisa na área.

Os autores exploram a possibilidade de utilizar uma variedade de materiais nas conexões do quadro de bicicleta de bambu, buscando identificar materiais que ofereçam uma alta relação resistência por densidade, ao mesmo tempo em que minimizam custos e impacto ambiental.

A intenção também é promover reflexão e contribuir com uma atividade de cunho socioambiental, explica o pesquisador do Lactec, Carlo Giuseppe Filippin. “Esta colaboração é mais um passo em direção à inovação e à busca por soluções sustentáveis no campo da seleção de materiais. A expectativa é que inspire outros a se envolverem em iniciativas similares que contribuam positivamente para o nosso mundo”.

Premiação

O “2023 International Material Selection Challenge” é um evento que reúne pesquisadores e estudantes das Américas, Europa, Oriente Médio e África em uma competição para mostrar os usos mais inovadores de materiais. Foram selecionados seis finalistas, sendo três vencedores: em primeiro lugar, a Universidade Politécnica de Madrid, em segundo o projeto desenvolvido em colaboração pelo Lactec e UFPR e, em terceiro, a Universidade Americana do Cairo.

Da Assessoria Paula Melech

Deixe um comentário