Evento reuniu 1.500 catequistas em alusão ao Ano Jubilar

Estimated reading time: 3 minutos
Para a Igreja Católica, 2025 é marcado pelo Ano Jubilar, celebrado a cada 25 anos. Trata-se de um período de intensificação das iniciativas sagradas, que promovem a fé e a aproximação com Deus. Os jubileus ordinários foram instituídos no calendário cristão pelo Papa Bonifácio VIII, no ano de 1300. Tradicionalmente, esse tempo simboliza descanso, suspensão de atividades, perdão, liberdade e restituição.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
CATEQUISTAS – Em alusão a esse momento, foi realizado no domingo (20), em Toledo, um encontro com a participação de 1.500 catequistas, vindos de 19 cidades da região. A programação incluiu uma apresentação teatral, palestra, relatos, momentos de reflexão e a celebração de uma missa.
O coordenador diocesano da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Toledo, Fernando Rocha, explicou que “o lema do nosso encontro foi ‘sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração’. Está em perfeita sintonia com o tema do Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco, e foi um convite para que os catequistas sejam verdadeiros sinais de esperança em suas comunidades”.
Fernando também destacou a profundidade dos momentos vivenciados. “Tivemos momentos intensos de oração, convívio fraterno e a rica partilha durante a palestra com o padre Jordélio. Destaco ainda os testemunhos de catequistas que relataram como a missão catequética transformou suas vidas. Isso nos edifica e fortalece nossa caminhada”, afirmou.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
OUTRAS INICIATIVAS – O encontro foi a principal atividade da catequese no ano, até o momento. No entanto, outras ações estão previstas ao longo dos próximos meses, em alusão aos chamados “meses jubilares”. Confissões, missas, novenas e peregrinações fazem parte da programação.
“O Jubileu das Juventudes acontecerá no próximo dia 3 de agosto. Esse encontro reunirá jovens, adolescentes e crianças que participam dos grupos de jovens, da catequese e os servidores do altar. A programação será intensa e voltada especialmente para animar as novas gerações no espírito jubilar”, concluiu o coordenador.
Da Redação
TOLEDO