Bom desenvolvimento das lavouras reforça expectativa positiva da safra
Estimated reading time: 4 minutos
O desenvolvimento das culturas de milho e soja (safra 2025/26) avança de forma consistente na região Oeste, impulsionado pelas condições climáticas favoráveis e pelo manejo adotado pelos produtores. As lavouras apresentam bom ritmo de crescimento com expectativa positivas de produtividade. Enquanto a soja inicia fases importantes de floração e frutificação, o milho também mantém evolução satisfatória, reforçando o cenário positivo para o ciclo agrícola na região.
Segundo relatório referente ao mês de novembro, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na Regional de Toledo a cultura do milho ocupa uma área de 2.110 hectares.
As lavouras apresenta, em grande parte (80%) boas condições; outros 10% da área estão ruins e outros 10% apresentam condições médias. O estágio é o esperado para o período onde 70% está na fase de floração e 30% na fase de frutificação.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A Regional de Toledo contempla uma área 493.363 hectares de soja de verão. O relatório mensal aponta que 94% das lavouras do grão apresentam boas condições; 65% da área está na fase de floração e 35% de frutificação.
O técnico do Deral, Paulo Oliva, comenta que as condições têm sido favoráveis para a safra o que não alterou a projeção inicial. “Até momento permanece a estimativa inicial do ciclo sem alterações, com expectativa de colher 19.840 toneladas de milho e 1.879.260 toneladas de soja”.
CHUVA – Contudo, os temporais que atingiram a região em novembro, provocaram chuva de granizo em algumas localidades na região beira lago, como o município de Entre Rios do Oeste. Oliva explica que o granizo atingiu cerca de 2.450 hectares, sendo que 800 hectares com perca total. “A área afetada pelo granizo significa 0.5% da nossa área no núcleo regional. As demais áreas seguem seu cultivo em recuperação”.
Para o mês de dezembro, a expectativa é de boas condições climáticas para o desenvolvimento das culturas. “Esperamos que possamos ter chuvas com frequência porque estamos numa fase importante que demanda umidade. Esperamos que o clima colabore para termos uma boa safra”, complementa Oliva.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Segundo boletim de Condições de Tempo e Cultivo, em todo o estado o milho da safra atual mantém desenvolvimento vegetativo uniforme, com parte das lavouras avançando para a fase de floração. As condições de umidade e temperatura têm favorecido o crescimento das plantas. Os produtores seguem com os tratos culturais.
Já o plantio da soja está em fase final ou já concluído na maioria das localidades, inclusive onde houve necessidade de replantio devido ao excesso de chuvas e episódios de granizo. As lavouras em emergência e desenvolvimento vegetativo apresentam bom vigor, com avanço gradual para floração em parte das áreas.
O excesso de umidade no início do ciclo provocou atrasos pontuais, mas o estabelecimento geral das plantas é considerado adequado. Em áreas isoladas, eventos climáticos severos resultaram em perdas parciais.
Da Redação
TOLEDO