Faltômetro: ferramenta trabalha a conscientização e redução de ausências
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As faltas em consultas médicas têm se tornado um desafio recorrente nos serviços de saúde, impactando diretamente o atendimento à população. Quando um paciente deixa de comparecer a um agendamento sem aviso prévio, a vaga ociosa poderia ter sido utilizada por outra pessoa que aguardava por atendimento. Esse comportamento gera atrasos, amplia filas e compromete a eficiência do sistema, prejudicando toda a comunidade.
Para conscientizar a população sobre a importância de comparecer ou desmarcar com antecedência foi criado o Faltômetro, um método simples com informações dos agendamentos não comparecidos e o impacto no serviço de saúde. O painel com os dados está instalado na recepção da Central de Especialidade Osvaldo Luiz Ricci e no Centro Especializado de Reabilitação Denise Liell, ambos na Grande Pioneiro.
“O Faltômetro é um painel que mostra quantas pessoas deixaram de comparecer ao agendamento e que não remarcaram. Ele também mostra quais especialidades foram prejudicadas com as faltas”, explica o diretor do Departamento da Rede de Atenção Especializada, Valter Donasolo.
As faltas nas consultas e exames têm sido recorrente. Donasolo comenta que na Central de Especialidade elas representam cerca de 10% das vagas de consultas e exames. Isto é, a cada mil pessoas agendadas para atendimento no local, 100 pessoas não comparecem sem aviso prévio. No Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) o número de faltosos é maior e pode chegar a 20%.
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O Faltômetro está instalado há cerca de 45 dias. Valter reforça que a ideia partiu da própria equipe que percebeu alto índice de faltas, principalmente quando eram realizados mutirões de atendimento com o Ciscopar. “Para o futuro, a ideia é estender a proposta do Faltômetro no Ciscopar que é o maior parceiro da Central de Especialidades para conscientizar a população e reduzir o índice de faltas”.
CONSCIENTIZAÇÃO – No primeiro momento, as equipes da Central de Especialidades e do CER II trabalham a conscientização da população com os dados alarmantes, e sobre a necessidade de reagendar o horário quando não for possível comparecer, desta forma liberar a vaga para um novo agendamento.
“A estrutura está disponível aguardando o paciente e quando ele falta e não avisa previamente, a equipe não consegue substituir de imediato a vaga. Os profissionais se decepcionam com o número de faltantes. A própria população sai prejudicada com essa falta porque pode ter deixado de atender alguém que esteja esperando por muito tempo ou tenha uma urgência”, enfatiza Donasolo.
Quando não for possível comparecer a consulta ou exame agendado, a orientação a população é ligar com antecedência mínima de dois dias na Central de Especialidades – (45)3196-3330 ou (45) 3196-3340 – para remarcar o horário, ou ainda comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para comunicar o não comparecimento. Esse tempo de antecedência é importante para a equipe remanejar outro paciente da fila de espera e fazer o devido agendamento e aviso da vaga.
“Temos que deixar claro que a população que falta sem uma justificativa plausível, conforme o regramento, terá que iniciar o tratamento novamente, começando pelos primeiro procedimento na UBS de referência. Por isso, a importância do compromisso com o seu agendamento e comparecimento”, conclui.
Da Redação
TOLEDO