Exemplo em casa e no trabalho: família Malacarne é motivo de inspiração

Estimated reading time: 5 minutos

Mais do que uma data no calendário, o Dia dos Pais é uma oportunidade para celebrar o afeto, a presença e os ensinamentos de quem exerce esse papel tão importante na vida dos filhos. Nesta data, histórias de afeto e parceria ganham ainda mais destaque, especialmente quando os laços de família também se estendem ao ambiente de trabalho. Pais e filhos que compartilham a mesma rotina profissional mostram que é possível unir carinho, ensinamentos e colaboração no dia a dia.

Além dos desafios, a convivência no trabalho entre pais e filhos reforça valores como companheirismo, responsabilidade e confiança. E esses princípios fortalecem os laços afetivos e profissionais da família Malacarne. Pai e filhos caminham juntos na profissão construindo uma história de amor, admiração e parceria.

Dois motivos incentivaram o engenheiro civil Guilherme Henrique Malacarne a escolher a profissão: afinidade com a área de exatas, mas principalmente por incentivo do pai Ademar Malacarne. “Desde criança, acompanhava ele em algumas visitas em obras e ele me mostrava como fazia projetos, então fui me interessando aos poucos”, comenta Guilherme.

Guilherme tem pós-graduação em estruturas de concreto armado e fundações. Atualmente trabalha com o pai na ADM Engenharia, exercendo praticamente todas as funções no setor de engenharia, desde orçamentos, projetos e acompanhamento de obras.

Natalia Andressa Malacarne também teve a influência do pai, seguindo o caminho da engenharia, mas em uma área um pouco diferente, ela fez o curso de engenharia de energia. “Ele sempre me incentivou nos estudos e a seguir o que eu gostasse de fazer”, conta Natalia.

A decisão de Guilherme e Natalia de seguir a mesma área de trabalho teve o apoio do pai que vibrava a cada conquista dos filhos. “Sou muito orgulho e feliz em saber que eles dariam continuidade na empresa que foi fundada com muito esforço e dedicação”.

INCENTIVO – Como um bom pai, Ademar sempre incentivou os filhos a se dedicar nos estudos, buscar oportunidades de estágio e crescimento na profissão. “Meu pai me incentivou muito a focar nos estudos, mas principalmente a me mostrar a profissão na prática, em como é realmente no dia a dia, que é muito diferente da faculdade. Ele sempre enfatizou que eu fizesse estágio e focasse em adquirir o máximo de experiência prática possível”, lembra Guilherme. “Meu pai sempre me ajuda, mas a melhor contribuição é o exemplo que ele nos dá de determinação e paixão pelo o que faz”, complementa Natalia.

Guilherme começou a trabalhar com o pai no início de 2020, já Natalia está há dois anos na empresa. Ambos têm uma relação muito boa com o pai dentro e fora do trabalho. Ademar buscar repassar para os filhos os melhores conselhos para o crescimento profissional e pessoal deles. “Tento repassar um pouco da experiência, demais eles buscam por si só. E hoje o meu sentimento é de dever cumprido”, enfatiza Ademar.

EXEMPLO – No ambiente de trabalho, onde se testam diariamente valores como responsabilidade, ética e comprometimento, o exemplo de um pai pode ser mais do que uma influência: pode ser um verdadeiro legado. Histórias de pais que dividem o dia a dia profissional com os filhos, como da família Malacarne, revelam como o convívio vai além do sangue e da casa, moldando também o caráter, a visão de mundo e até o futuro da profissão.

Além dos incentivos, das palavras motivacionais, do investimento financeiro, das horas dedicadas em ensinar, Ademar quer deixar um legado muito importante para os filhos. “No campo profissional a seriedade em cumprir compromissos assumidos, e na vida pessoal a humildade e a honestidade”.

E esse paizão que abraça, incentiva, orienta, corrige, ensina e caminha junto ainda tem muito a transmitir aos filhos. Além de compartilhar os conhecimentos profissionais, dividir a mesa de reuniões, visitar projetos e clientes, Ademar Malacarne é um exemplo a ser seguido pelos filhos. “Tanto como pai quanto como parceiro de trabalho, tenho muita admiração por conta da sabedoria e humildade dele, coisas que busco sempre copiar, além da parceria e amizade grande que temos”, cita Guilherme. “Ele é meu exemplo e inspiração de dedicação, humildade e bondade”, finaliza Natalia.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.