Fé católica evidencia nascimento de Cristo como salvação da humanidade
Estimated reading time: 4 minutos
Jesus veio à Terra e disseminou Seus exemplos de fé e benevolência. Suas palavras e gestos foram uma potência capaz de dividir a humanidade em eras, antes e após a sua chegada. Assim, Ele é tido como o salvador da humanidade perante algumas religiões, especialmente ao catolicismo. Esta data de 25 de dezembro simboliza o renascimento de Cristo e reforça a importância das boas ações e dos bons pensamentos.
O padre e reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja, Juarez Pereira de Oliveira, relembra que “uma virgem conceberia e daria a luz a um filho. Muitos anos se passaram e a promessa de Deus se cumpriu. Certa vez, o anjo Gabriel chegou a uma jovem chamada Maria e lhe disse ‘ave, cheia de graça, o senhor é contigo’. O Espírito Santo desceria sobre ela, Maria conceberia e daria vida ao filho de Deus, Jesus. Ela se coloca como uma serva: ‘eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra’. Aí então Jesus nasce”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Em uma família simples e na simplicidade de uma estrebaria, Jesus veio ao mundo. No entanto, conforme relata o padre, os poderosos da época não acreditariam que ele seria o salvador, capaz de transformar politicamente a situação do período. “Quando não se acredita em Jesus como o messias, o filho de Deus, o natal cristão não faz sentido porque Cristo ainda não nasceu”, explica. Porém, ele complementa que “Jesus é a chegada da salvação a todos os seres humanos que confiarem na graça de Deus”.
ESPIRITUALIDADE – Ao se tratar da comemoração com a partilha de presentes e com a chegada do Papai Noel, o padre afirma que pode ser celebrado, porém, reforça que é um momento de conexão com o espiritual, não com o material. Em alusão ao Papai Noel, o sacerdote compara que “muitos não sabem, mas São Nicolau, no período do Natal, distribuía doces para as crianças e fazia a caridade. Depois tornou-se um santo perante a Igreja Católica e faz essa referência ao bom velhinho, que realiza boas obras, que acolhe crianças, assim como Jesus fazia”.
O padre destaca a importância de levar este período do ano como uma época de estar presente fisicamente para celebrar em meio aos entes queridos. “Deste modo, aproveitem o período do natal para se encontrar com a família para dar um abraço real, para partilhar das coisas boas. Mesmo que tenha havido uma desavença familiar ou entre amigos, esse período nos chama para a reconciliação”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
REAL SENTIDO DO NATAL – “As famílias cristãs precisam resgatar esse real sentido do natal e Jesus precisa estar presente na ceia de Natal, ao fazer uma oração. É momento de agradecer a Deus porque Jesus veio ao mundo. O próprio Deus se encarnou e veio habitar no meio de nós. Ou seja, nossa salvação está em Jesus e não podemos esquecê-lo”, ressalta.
Ao cultivar os bons exemplos de cristo em suas ações e em seu coração, este exercício de benfeitoria deve ser um espelho ao longo do ano. “Todas as vezes que fazemos o bem, que acolhemos alguém que está à margem, assim como quando damos um bom dia, é Jesus nascendo no meio de nós”, conclui.
Da Redação
TOLEDO