Diversificação e excelência são as marcas da Feira do Produtor em Toledo

Estimated reading time: 4 minutos

Enquanto muitas cidades da região promovem feiras sazonais para valorizar a produção local, o campeão paranaense na produção de alimentos faz jus a este título ao manter, de forma permanente, desde 2001, uma política pública estruturada que une tradição, diversidade e qualidade. A Feira do Produtor de Toledo, realizada em dez pontos estratégicos ao longo da semana, beneficia diretamente mais de 50 famílias, que encontram neste espaço uma importante fonte de renda, visibilidade e valorização de seus produtos.

Composta por barracas padronizadas, com a maioria delas sendo fornecida pela Prefeitura de Toledo, a feira tem um formato que alia organização, variedade e excelência. Dessa forma, ela se tornou uma “vitrine” do que o município tem de melhor na agropecuária familiar.

Além de produtos frescos, como hortaliças, mel, pães, bolos, bolachas e cucas, o público ainda encontra outras opções de alimentação como doces, conservas, geleias, espetinho e embutidos. Para quem chega com fome à feira, há uma ampla praça de alimentação, que oferece, entre outros itens, pastel, caldo de cana, pamonha, milho verde, água de coco, suco de laranja, refrigerante, churros e shawarma.

A piscicultora Marlene Primão é um dos exemplos do sucesso do programa. Moradora de Linha Tapuí, desde 2009 ela vende produtos à base de peixe em quatro locais (Centro, Jardim Europa, Jardim Gisela e Vila Pioneiro). “A Feira é muito importante porque, para muitas famílias, ela não é só um complemento, mas a principal fonte de renda. Ter esse espaço e o apoio da Prefeitura de Toledo faz toda a diferença”, comenta Marlene, que é presidente da Associação dos Feirantes de Toledo (Afertol). “É um orgulho saber que estamos oferecendo alimentos e produtos de qualidade, de várias cadeiras produtivas, que realmente são realmente são daqui”, acrescenta.

Quem também celebra a iniciativa é Débora Brandalize, moradora do Jardim Coopagro que toda a quinta-feira vai à feira que é montada em seu bairro, na companhia dos filhos Enzo e Helena e da mãe, Silésia. “Passo aqui para comprar pão e bolacha para o meu avô e as crianças aproveitam para comer o que eles gostam, um pastel ou um churros. É um momento de convivência entre três gerações da nossa família”, comenta.

O secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destaca o papel estratégico da Feira do Produtor de Toledo para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia local. “É uma política pública que atende praticamente toda a sociedade toledana por meio de dez pontos espalhados pelo município, gerando oportunidades para dezenas de famílias”, observa. “São mais de 50 famílias que ampliam a renda através dessa feira, garantindo produtos frescos de qualidade para a população, sendo um ponto de lazer para os frequentadores, que têm acesso a uma praça de alimentação e compram produtos de alta qualidade”, salienta.

PROGRAME-SE – A feira segue um cronograma que garante acesso a diferentes bairros e comunidades ao longo da semana:

• Terças-feiras, das 14h às 20h: no Jardim Pancera (em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e no Jardim Gisela (Praça do Expedicionário).

• Quartas-feiras, das 14h às 21h: no Centro (próximo ao Hospital Bom Jesus).

• Quintas-feiras, a partir das 14h: no Jardim Europa (até 20h, no canteiro central no Alto da Avenida Maripá) e no Jardim Coopagro (até 21h, na praça localizada em frente à unidade básica de saúde do bairro).

• Sextas-feiras, até 21h: a partir das 14h, no Jardim Porto Alegre (próximo à Paróquia Menino Deus) e na Vila Pioneiro (cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Tomás Gonzaga); a partir das 16h, no distrito de Vila Nova (16h às 21h).

• Sábados: das 8h às 14h, na Vila Industrial (próximo ao Ginásio Alcides Pan); das 13h30 às 18h, no Jardim Panorama (próximo ao Ginásio de Esportes Lauri José Simon).

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.