Feira do Produtor: trabalho e história em mais de duas décadas em Toledo

Estimated reading time: 5 minutos
Celebrando 25 anos da Feira do Produtor de Toledo, a sociedade reconhece a força da agricultura familiar e o trabalho dos produtores rurais que constroem os alimentos que chegam nas mesas dos lares diariamente. A Feira revela o compromisso do produtor com alimentos frescos e acessíveis, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade.
Verduras frescas convivem com pastéis crocantes, massas caseiras, sucos naturais e linguiças artesanais, além de uma variedade de produtos que encanta moradores e visitantes. São 25 anos de parceria entre produtores e cada ‘produtinho’ carrega história, sabor e o orgulho de transformar a terra em alimento para todos.
Quarta-feira é sinônimo de Feira do Produtor na área central de Toledo. A Feira começa pouco tímida e ganha movimenta conforme as horas passam. Na quarta-feira (27), o JORNAL DO OESTE foi até o local para contar um pouco da história de quem faz a Feira.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A presidente da Associação dos Feirantes de Toledo (Afertol) Marlene Primão é a especialista no peixe. Ela comercializa pastel, espetinho e outras receitas deliciosas. “Com o meu trabalho acompanho o crescimento da Feira no município a cada ano”.
Ela complementa que procura investir em novidades e incentiva que os seus colegas tenham a mesma atitude. “Eu procuro trazer novas receitas para conquistar o público. O pessoal chega e pergunta: o que você tem de diferente hoje? Qual é a novidade? Todos procuram trazer novidades, seja quem atua com sucos, lanches ou verduras”.
Neste momento, Marlene está como presidente da Associação e ela pontua que iniciou nessa atividade em março deste ano. “É uma experiência bem diferente de tudo que já vivi. Em cada incentivo ou pensamento positivo recebidos, você se sente impulsionada. Com vontade de crescer e de fazer sempre o melhor”.
A presidente da Associação afirma que cada feirante luta pelo seu negócio. “Para ter ‘coisas’ melhores. Então cada ‘coisa’ diferente que acontece aqui na Feira você tem uma expectativa diferente também. Você pensa em crescer e ter algo melhor para a Feira, a sua casa ou a sua família”.
BODAS DE PRATA – Na Feira do Produtor, quem comanda a bancada da Massa MaiSabor Alimentos é a Dona Livone Bernardi Knack. Com um espaço iluminado por sorrisos, ela transforma farinha, água e paciência em fios de sabores autênticos. Cada pacote é feito com carinho, com massas que derretem na boca.
Dona Livone participa da Feira do Produtor há 25 anos e ela acompanha toda a evolução. “Eu trabalhava fora. Decidi parar de trabalhar e começar a produzir massas. Um dia, a minha amiga indicou para conversar com a Claudete que na época trabalhava na então Emater. Expliquei para ela que queria vender as minhas massas na Feira e o meu desejo foi atendido. Naquela época, eu dividia o espaço com outras mulheres”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Ela recorda que pegava cinco quilos de farinha para produzir a massa nos dias de feiras. “O meu objetivo era produzir e vender. Eu trazia os meus produtos de bicicleta. Meu esposo me encontrava no final do dia. Sempre fui lutando e os anos se passaram. Então conquistei um lugar para mim e já são 25 anos de Feira do Produtor”.
Atualmente, o ‘negócio’ na Feira do Produtor é gerenciada por Dona Livone e o e seu esposo. “Ele trabalhava na área de construção e um dia eu e minha filha conversamos com ele. Convidei para vir para a Feira comigo e ele aceitou. Graças a Deus deu certo. Hoje estamos somente eu e ele na Feira e está dando tudo certo”.
AGRICULTURA FAMILIAR – O coordenador de Agricultura Familiar em Toledo Cristopher Azevedo explica que a Prefeitura de Toledo assessora os produtores e fomenta algumas atividades, como o preparo de solo. “Teve uma época que sementes eram doadas aos produtores. O tempo passou e eles ficaram mais autossustentáveis e o apoio também ficou político”.
Azevedo comenta que o Poder Público colabora no diálogo com autoridades políticas para a conquista de recursos financeiros. Eles são repassados aos produtores, que investem em infraestrutura”. O coordenador complementa que na parte agrícola, a Prefeitura atua com o produtor na assistência técnica e no preparo do solo.
Ele ainda pondera que os produtores precisam de algumas infraestruturas para a Feira, como a parte da energia elétrica. “Atualmente, a Feira do Produtor está consolidada e ela tem até a sua Associação. Os feirantes são independentes na tomada de suas decisões. A Prefeitura tem apoiado a Feira para que ela aconteça da melhor maneira possível. O trabalho da agricultura familiar é essencial para Toledo. Um ensinamento que passa de pai ao filho e ao neto. Assim, a agricultura familiar se consolida no município de Toledo”.
Da Redação
TOLEDO