Feras no grid: pilotos da Stock Car aceleram na Turismo Nacional

0 363

Com grid lotado e 63 pilotos inscritos, a Turismo Nacional abre neste fim de semana (23 a 24 de fevereiro) a temporada 2024 com uma etapa inédita em sua história de oito anos: pela primeira vez, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil vai realizar uma prova de resistência, como parte das muitas novidades introduzidas no campeonato. A etapa inaugural da Copa Endurance, com três horas mais uma volta de duração, será disputada no sábado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.
Se já era considerado um grid robusto, o grupo ganhou força com a chegada de dois pilotos que têm no currículo um histórico vencedor na Stock Car Pro Series, a principal competição do esporte a motor do Brasil: Gaetano Di Mauro e Vitor Genz.
Paulista de 26 anos, Gaetano di Mauro vai estrear na Turismo Nacional como convidado de Rafa Reis, que fará a temporada completa tendo como foco o título Overall A (soma das etapas Sprint e Endurance). Di Mauro vai para sua sexta temporada completa na Stock Car e, em 2024, vai representar a Cavaleiro Sports, tendo como novo companheiro de equipe o primeiro campeão da Fórmula E, Nelson Piquet Jr.
Gaetano já disputou 108 corridas na Stock Car, tem uma vitória conquistada (em 2022, no Velopark) e subiu ao pódio da prestigiada categoria em sete oportunidades, sendo uma delas no ano passado.
Uma semana antes do início dos trabalhos da Pro Series, que também vai abrir sua temporada 2024 em Goiânia — entre 1º e 3 de março —, Di Mauro vai correr como convidado do paulista Rafa Reis, de 22 anos, no Chevrolet Onix #301 preparado pela Porthack Racing. Será a primeira vez de Gaetano ao volante de um carro da Turismo Nacional.
“Aceitei esse convite especial por uma somatória de fatores. O Rafa Reis é um amigo especial e um ótimo piloto, então fiquei animado por ter chances de fazer uma boa prova. E, ao mesmo tempo, correr em Goiânia uma semana antes da Stock Car é ideal para aquecer os motores para a temporada”, disse.
“O que também me motiva é poder ajudar um amigo, em sua nova jornada, para tentar o título deste ano visando a subida para a Stock Series no ano que vem”, acrescentou Gaetano, que promete lutar pela vitória. “Espero me adaptar bem. Não estou acostumado a andar com carro de tração dianteira, mas acho divertido poder ter outras experiências e acumular mais bagagem. É uma categoria muito especial e estou feliz em fazer parte disso. Que possamos levantar o grande caneco no fim de semana”, finalizou Di Mauro.

Nova experiência — Assim como Gaetano, Vitor Genz é mais um piloto com vitória na Stock Car a acelerar neste fim de semana. O gaúcho de 35 anos fez seis temporadas completas na categoria e fez sua última participação em 2020. Genz tem uma vitória, conquistada em Cascavel na temporada 2017, e à época fez história ao ser o primeiro piloto natural do Rio Grande do Sul a triunfar na Pro Series.
Vitor já experimentou várias categorias distintas. O piloto iniciou nas corridas de carros em competições gaúchas de Marcas e Pilotos, já fez etapas da Copa Truck e atualmente corre na Endurance Brasil e na Nascar Brasil, além de competir e ser ‘coach’ no automobilismo virtual. O novo desafio de Genz nas pistas agora é a Turismo Nacional, onde o gaúcho vai participar como convidado do paulista Arthur Scherer na etapa Endurance de Goiânia. A dupla vai acelerar com um Chevrolet New Onix preparado pela WC6 Motorsport, equipe do multicampeão brasileiro da Truck, Wellington Cirino.
“Estou muito contente de estar aqui e correr por uma categoria de alto nível e que vem crescendo muito. É também uma volta às origens, já que me criei no automobilismo andando em carros de tração dianteira. E estou muito feliz com o convite do Arthur, que é um parceiro que encontrei no universo do automobilismo virtual. Muito legal tudo isso”, declarou Vitor.
Embora entenda que seu histórico vencedor na Stock Car seja importante, Genz sabe que terá uma missão difícil ao lutar por posições na Turismo Nacional. “Aqui nós vemos pilotos da mais alta qualidade, um nível muito alto, e gente que está correndo aqui há anos. É uma missão difícil para a gente conseguir se adaptar rápido, a um tipo de pneu semi-slick, que nunca corri; o câmbio, que também é diferente… Tem muita coisa pra gente se adaptar, o que vai tornar a disputa bem acirrada com a galera toda”, finalizou.

Formato e programação — O cronograma do fim de semana das corridas Endurance da Turismo Nacional traz mudanças importantes na comparação com as habituais provas Sprint, esta com o mesmo formato para 2024.
No Endurance, a sessão classificatória terá duração de 20 minutos, e somente um dos pilotos da tripulação poderá ir à pista. O pole vai receber dois pontos de bonificação. Durante a corrida, o regulamento determina a realização de cinco paradas obrigatórias de, no mínimo, cinco minutos cada. Estão previstos seis stints — período em que cada piloto acelera na pista —, com duração de 25 a 35 minutos cada. No caso das duplas, cada competidor deverá realizar três stints, enquanto para os trios, cada um dos pilotos da tripulação terá de cumprir dois stints.
A Turismo Nacional vai à pista nesta sexta-feira para três sessões de treinos livres e, às 16h30, está marcada a sessão classificatória que vai definir o grid de largada. A primeira corrida Endurance da história da TN tem início previsto para 14h55 de sábado e terá três horas mais uma volta de duração. Logo depois da cerimônia de premiação no pódio, será oferecido um jantar de confraternização para pilotos, equipes, jornalistas e convidados.
A etapa de abertura do campeonato vai ser transmitida ao vivo pelo canal oficial da Turismo Nacional no YouTube, na Twitch da Tribo do Gaules e também pelo canal Catve.

Vencedores da Stock Car na Turismo Nacional
Gaetano Di Mauro

Idade: 26 anos
Data de nascimento: 01/07/1997
Naturalidade: São Paulo (SP)
Convidado de Rafa Reis na Turismo Nacional
Equipe atual na Stock Car: Cavaleiro Sports
Carreira na Stock Car
Corridas: 108
Vitórias: 1 (Velopark, 2022)
Pódios: 7

Vitor Genz
Idade: 35 anos
Data de nascimento: 12/11/1988
Naturalidade: Porto Alegre (RS)
Convidado de Arthur Scherer na Turismo Nacional
Carreira na Stock Car
Corridas: 120
Vitórias: 1 (Cascavel, 2017)
Pódios: 4

Programação em Goiânia
Sexta-feira, 23 de fevereiro

10h00 – Treino Livre 1
13h00 – Treino Livre 2
15h00 – Treino Livre 3
16h30 – Classificação

Sábado, 24 de fevereiro
12h00 – Visitação aos boxes
14h55 – Etapa de Endurance de Goiânia (Três horas + uma volta)
18h00 – Pódio

Deixe um comentário