Brincando nas férias: brinquedos educativos ajudam a afastar as crianças das telas

Estimated reading time: 3 minutos
Período de férias escolar também sinônimo de crianças em casa com muita energia para gastar. Ser criativo, inventar brincadeiras, tentar afastar das telas e dispor de tempo para estar com os pequenos são alguns dos desafios dos pais. Um importante aliado pode ser os brinquedos educativos.
Promover momentos de interação com as crianças e instigá-las a descobrirem coisas novas faz parte do imenso universo lúdico, inclusive nas férias. A proprietária de uma loja de brinquedos educativos, Lediana Knak Balabuch, cita como os brinquedos auxiliam nesse processo.
“Os brinquedos educativos são brinquedos que auxiliam, estimulam e ensinam as crianças sobre suas competências de forma lúdica, brincando e se divertindo”, destaca. “Os brinquedos educativos auxiliam as crianças a adquirir competências para seu crescimento como atenção, concentração, coordenação motora, auxiliam também na percepção de sentimentos e comportamentos, e é também uma grande proposta para a avaliação física, mental, comportamental de muitos profissionais”, pontua.
CAMPEÕES DE VENDAS – Conforme Lediana, existem tipos de brinquedos que ‘não saem de moda’. “Os brinquedos de madeira são os campeões de preferência, pois além da durabilidade, são brinquedos que, tranquilamente, podem passar de geração para geração”, salienta ao acrescentar que são brinquedos seguros e são aqueles que a criança brinca com o brinquedo e não o brinquedo que brinca com a criança.
Lediana explica que também é natural que, de acordo, com as faixas etárias existem brinquedos que geram mais interesse. Ela comenta que os brinquedos de encaixe são os de maior procura para a primeira infância, pois possibilitam uma infinidade de estímulos de 9 a 3 anos. Já após essa idade os brinquedos ligados a alfabetização ganham mais espaço (faixa etária de 4 a 6 anos) e após os 7 anos os joguinhos de tabuleiros fazem a alegria da criançada.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
INTERAÇÃO FAMILIAR – Os brinquedos que mais geram interação entre pais e filhos, segundo Lediana, são os jogos de tabuleiro. Ela justifica que, atualmente, existem muitas opções para as famílias se divertirem desde os tradicionais que são jogos que os pais brincavam quando criança aos mais atuais.
“A procura pelos brinquedos educativos vem crescendo na preferência das famílias, até mesmo porque, hoje, encontramos muitas opções de brinquedos com uma temática mais alegre, infantil e encantadora, diferente dos brinquedos educativos existentes há dez anos atrás, fazendo com que a criança tenha gosto por aprender brincando”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook