Festas juninas movimentam o comércio de produtos típicos

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Bandeirinhas coloridas, roupas quadriculadas, comidas típicas, brincadeiras tradicionais, fogueira e muita diversão. No mês de junho acontece uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira, a festa junina, comemoração que muitas vezes se estende até julho. O período é uma oportunidade para o comércio de produtos e serviços aumentar seus rendimentos.
De acordo com uma pesquisa da Serasa, para 61% dos brasileiros, os festejos de inverno afetam positivamente os setores de comércio e serviços das cidades e geram expectativa. Entre os entrevistados, 62% projetam renda extra no período – e 50% deles pretendem usar o dinheiro sazonal para pagar dívidas.
O levantamento aponta ainda que de acordo com 67% dos participantes da pesquisa, há um crescimento real nas vendas do comércio local durante o mês de junho. A valorização de produtos artesanais (45%), a geração de empregos temporários (40%) e o turismo são os efeitos mais visíveis da movimentação junina.
O gerente de uma distribuidora de doces e embalagens, Sergio Henrique Lelis Pereira, comenta que o estabelecimento se prepara para esse período de festas juninas com um mês de antecedência. Apesar de algumas festas já estão sendo realizadas, o movimento maior de clientes a procura dos itens festivos começa na segunda semana de junho.
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“Deixamos tudo pronto e abastecido. Os clientes já estão fazendo as pesquisas de preço e opções e acredito que as vendas se intensificam na metade do mês quando as festas começam a movimentar a cidade”.
VENDA – A expectativa de vendas dos produtos juninos é positiva. O gerente estima um faturamento melhor do que foi o ano passado. “É uma data que precisa ser comemorada e estamos otimistas”, cita ao complementar que o estabelecimento tem optado por diversas ferramentas para contribuir no crescimento das vendas. “Estamos atuando no Instagram, ofertas de produtos, agregando outros itens aos produtos de festa junina e a exposição de cenários com itens típicos para atrair o nosso cliente”.
O estabelecimento vende artigos de decoração e produtos alimentícios típicos no atacado e no varejo, atendendo a todos os tipos de festas desde as mais intimistas até as grandes comemorações, como as festas juninas comunitárias, de igrejas e escolas.
Os itens mais procurados são os doces tradicionais como teta de nega, canudo frito com doce de leite, variedades com amendoim como a paçoca e o pé de moleque e ainda o doce de abóbora. Contudo, a procura por esses itens acaba se estendendo além do período das festas juninas. “Observamos que é só esfriar um pouquinho mais, que a procura pelos doces tradicionais aumenta também. É um doce que caiu no gosto das pessoas. Temos observado que a venda deles vai até meados de agosto”.
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FATURAMENTO – Em uma loja de variedades, a supervisora administrativa Ana Lúcia Gonçalves também conta que a procura pelos itens de festa junina já começou. O estabelecimento se preparou para esse período com aquisição dos itens no final do mês de março. Com esse planejamento a loja recebeu os produtos até o final de abril para estar com estoque completo ainda em maio, quando o consumidor começa a pesquisar preço e opções.
O estabelecimento vende exclusivamente no varejo e os principais produtos juninos são: artigos de decoração como bandeirinhas, centro de mesa, painel de TNT, chapéus, entrada de festa, arranjo florais, enfeites de cabeço, além dos tradicionais doces de festa junina. E as vendas desse ano estão superando as expectativas. “Nós já fizemos reposição pela terceira vez de alguns itens. A procura está muito boa”.
O estabelecimento ainda vende artigos de cozinha, jardinagem, papelaria, brinquedos e alimentação. Nesta época do ano os itens de festa junina trazem um incremento para a loja. “A venda desses itens de decoração e doces para festa junina agregam cerca de 20% no faturamento neste período”, cita Lúcia.
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ALIMENTAÇÃO – O milho é o protagonista das festa juninas. O fato de que a colheita do milho safrinha ocorrer no mês de junho, favorece sua comercialização e seu uso em diversas receitas. Basta a criatividade para preparar inúmeras receitas doces e salgadas. Entre as mais famosas nas festa juninas estão a pamonha, curau, canjica, bolo de fubá, pipoca, bolo de milho, cuscuz, milho cozido ou assado na brasa, entre outras delícias.
Em Toledo, o consumidor pode encontrar o milho verde in natura e fresquinho nas feiras do produtor. A presidente da Associação dos Feirantes de Toledo Marlene Primão conta que quase todas barracas que vendem hortaliças também comercializam o milho in natura. Se considerar só a feira do Centro, o consumidor encontra o milho fresquinho em pelo menos, dez barracas.
“Praticamente todos os produtores de verduras também plantam o milho. E as vendas são boas porque nessa época aumenta o consumo devido as festas juninas. Todo mundo quer produto bom e de qualidade para preparar os alimentos”.
Além do milho verde ainda na espiga, Marlene comenta que algumas barracas também comercializam os alimentos pronto, como bolos e pamonha. Uma opção para aproveitar as delícias das festas juninas fora das comemorações. “Temos até uma barraca específica só com produtos de milho. Cada um mais gostoso que o outro”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO