2º Festimap transforma Toledo em um centro de cultura e arte

Estimated reading time: 5 minutos
Na próxima semana, Toledo vai receber a segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap). O evento acontece de 13 a 19 de julho e trará para o município renomados músicos e oficinas enaltecendo a música erudita e transformando o município em um centro de cultura e arte. A programação foi pensada para emocionar, educar e incluir o público. O evento cultural é aberto a todos os públicos e com acesso gratuito.
O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo, com produção da Piu Mosso, direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, nesta edição, o Festival reúne mais de 300 músicos, professores e estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, fortalecendo os laços entre cultura e troca de experiências.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Nesta edição, teremos a presença dos quatro pianistas internacionais, vindos da Itália, o programa ‘Surpresa’, que a maestrina Dulce Primo está preparando com 100 crianças do coral infantil, a presença na série concertos noturnos da orquestra acadêmica e grupos de câmara da Prati, cujas atividades começaram no ano em curso e a apresentação do coro sinfônico com a Missa Festiva, além do grupo mineiro Jive for five”, comenta Raquel.
A diretora administrativa do evento destaca que na primeira edição do Festival a participação da comunidade de Toledo foi essencial para o sucesso do evento. “O apoio, a presença no Teatro durante toda a semana de concertos, bem como na série concertos especiais, a precisão das ações da prefeitura municipal, da equipe do Teatro e, sobretudo o profissionalismo da Prati”.
Chegando pela segunda vez em Toledo, ela cita que a expectativa é que o Festimap possa representar um divisor de águas na cultura do município e região como foi em Poços de Caldas, no 26º Festival Música nas Montanhas. “Que transforme a linda cidade de Toledo em palco iluminado de música de muita qualidade e que o Festimap figure em patamar de destaque no circuito nacional de festivais de música clássica”, complementa.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PROGRAMAÇÃO – Durante sete dias, o público poderá acompanhar concertos de alto nível, com solistas internacionais, orquestras sinfônicas, apresentações de piano, metais, cordas e canto coral. Paralelamente, o Festival promove oficinas e formações voltadas a músicos de todas as idades.
Além de classes voltadas a todos os instrumentos que integram uma orquestra sinfônica, as vozes ganham especial destaque no Festival, com oficinas de Canto Lírico, Coro Sinfônico e Coral Infantil, com mais de 80 crianças no palco, sob a regência da maestrina Dulce Primo, de Curitiba, responsável pelo projeto Natal no Palácio Encantado.
Os concertos principais acontecem todas as noites no Teatro Municipal de Toledo, às 20h. A programação se estende por toda a cidade, com apresentação de concertos especiais, levando música a espaços onde dificilmente o público teria acesso à programação, desta forma reforçando o papel do Festimap como um projeto que beneficia a sociedade.
O Festimap vai reunir professores e profissionais vindos dos EUA, da Alemanha, Itália e de relevantes universidades do país, como a USP e UFRJ.A programação completa da 2ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Apresentações no Teatro Municipal
Domingo,13/07
Orquestra versatilis
Concerto de Abertura
Solista: Geisa Felipe
Regência: Jean Reis
Segunda, 14/07
Quinteto de Metais e Percussão
Jive For Five
Terça-feira, 15/07
Pianíssimo
Serena Valluzzi – Itália.
Quarta-feira, 16/07
Cordas & Piano
Com: Cristina Di Lecce (piano); Betina Stegmann (violino); Nelson Rios (violino); Marcelo Jafé (viola); Robert Suetholz (violoncelo).
Quinta-feira, 17/07
Cantate
Coro Infanto-Juvenil | Classe de Canto do Festimap | Coro Sinfônico do Festimap
Coro Infanto Juvenil: Dulce Primo
Assistente Coro Infanto-juvenil: Édi Marques
Classe de Canto: Prof Francisco Campos
Coro Sinfônico: Maestrina Regina Kinjo
Pianista Colaborador: Daniel Gonçalves
Sexta-feira, 18/07
Orquestra Serprati | Orquestra Acadêmica
Direção Artística e Regência: Jean Reis | Orquestra Acadêmica | Coordenação: André Sanches
Sábado, 19/07
Concerto de Encerramento
Solistas: Leonardo Colafelice | Paolo Scafarella.
Regência: Jean Reis
Série de Concertos Especiais
Quarta, 16/07
• Hospital Bom Jesus, 15h
• Paróquia Menino Deus, 20h30
Quinta, 17/07
• CERTI Pioneiras, 10h
Sexta, 18/07
• PRATI, 13h
Sábado, 19/07
• Praça Willy Barth, 11h