Festoart é reconhecido no calendário oficial de Toledo

Estimated reading time: 3 minutos
A oficialização do Festival Toledense de Arte e Tradição (Festoart) no calendário oficial de eventos de Toledo foi tema de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (16). O debate girou em torno do Projeto de Lei nº 97/2025, que propõe o reconhecimento institucional do evento voltado à cultura tradicionalista gaúcha, cuja 17ª edição ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro deste ano.
Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Durante a audiência, representantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula defenderam a importância cultural e econômica da iniciativa. O patrão de honra do CTG, Orandi Gayardo, pontuou que a aprovação do projeto pode viabilizar o apoio financeiro por parte do poder público. “Hoje, a lei não permite repasse financeiro. Mas, através deste projeto de lei, é possível que o prefeito possa ajudar um pouquinho que seja para que o nosso Festoart fique cada vez maior”, afirmou.
O coordenador artístico e membro da patronagem do CTG, Clóvis Luis Simonato, destacou o impacto do festival na cidade. Segundo ele, cerca de 2.200 pessoas de outros municípios participam do evento, o que movimenta a economia local e amplia a visibilidade de Toledo na região.
A programação da Festoart é distribuída em cinco palcos com apresentações simultâneas. As atrações são divididas por categorias: danças tradicionais, dança de salão e chula, declamações e causos, intérpretes e conjuntos vocais, além de música instrumental.
Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Para o instrutor, Diego Teixeira Barreto, o festival é referência no Estado. “A região oeste do Paraná é a mais forte do tradicionalismo paranaense. Toledo está entre as dez melhores cidades para se viver e não é diferente no tradicionalismo gaúcho. Toledo é bem representada a nível estadual e nacional. A cidade vem se vangloriando de conquistas e de momentos ímpares para a cultura tradicionalista gaúcha”, declarou. Ele ainda ressaltou que outros CTGs do Paraná têm adotado o modelo da Festoart como referência, o que reforça a relevância do evento no cenário cultural estadual.
Da Redação
TOLEDO