Filme paranaense está entre indicados ao Prêmio ABC 2024

0 1.087

O documentário paranaense “Noite e dia – Lima Barreto, obra & vida” foi indicado ao Prêmio ABC 2024 na categoria de Melhor Direção de Fotografia para Documentário Longa-Metragem. O prêmio é o mais importante de cinematografia do Brasil,  e é um reconhecimento dado pelos próprios profissionais atuantes na área de direção de fotografia.

A nomeação foi anunciada pela Associação Brasileira de Cinematografia em sua recente divulgação dos candidatos desta edição. Sob o roteiro e direção de Rodrigo Grota e com a direção de fotografia de André Senna, Anderson Craveiro e Carlos Ebert,  o filme foi produzido em Londrina pela Kinopus Audiovisual, e está disponível no catálogo do Curta On. A estreia oficial aconteceu na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2023.

Trata-se do primeiro documentário a ser produzido sobre o escritor, jornalista e cronista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), uma das figuras centrais da literatura brasileira no século 20, autor de obras como os romances Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909) e Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911). O documentário destaca as significativas contribuições de Lima Barreto à literatura brasileira, enfatizando a relevância de suas obras e pensamentos.

Fotografia 

Produzido ao longo de cinco anos, “Noite e Dia” mescla material de arquivo, entrevistas e cenas ficcionais criadas a partir do universo literário do escritor. Cada uma das 12 cenas ficcionais intercala diferentes estéticas cinematográficas, todas criadas pelo fotógrafo André Senna e pelo colorista Bruno Baltarejo, proporcionando uma rica tapeçaria visual que reflete o universo da obra e da vida do autor. 

Senna é formado em Cinema pela FAP/Unespar e responsável também pela Direção de fotografia do longa-metragem Bia Mais Um, exibido no Olhar de Cinema no ano de 2021 e recentemente em cartaz no Cine Passeio, e ficou conhecido pela cinematografia do videoclipe viral Oração, d’ A Banda mais Bonita da Cidade e Léo Fressato. 

Baltarejo atua há mais de uma década com pós-produção audiovisual como editor, colorista e animador em projetos de cinema e publicidade. Foi o colorista responsável por trabalhos como os longas Passagem Secreta e no documentário O Rio Negro São As Pessoas.

A próxima etapa do Prêmio ABC, que é a votação, ocorre entre 21 de abril e 10 de maio.

Confira a ficha técnica do documentário.

Deixe um comentário