Coordenadores de escolas municipais participam de formação na Smed

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As dinâmicas de diagnóstico, monitoramento e acompanhamento da aprendizagem foram o tema principal do encontro de formação promovido na terça-feira (17) pela Secretaria da Educação de Toledo (Smed). Divididos em duas turmas (uma pela manhã e outra à tarde), cerca de 100 coordenadores pedagógicos de 36 escolas municipais estiveram reunidos no auditório da Escola de Governo (anexo à sede da pasta) para tratar de vários assuntos que fazem parte da rotina destes profissionais.
O encontro foi aberto com um momento de acolhimento aos coordenadores que assumiram recentemente a função nas unidades escolares. Em seguida, a programação avançou para orientações como a retirada de livros do acervo literário destinados à Educação Infantil, referentes à edição 2022 do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
Outro destaque do encontro foi o convite para que os presentes participem do curso sobre Inteligência Emocional e Humanização, agendado para os dias 25, 26 e 27 de junho.
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A formação também incluiu orientações detalhadas sobre o programa EduGestor/Coordenação Pedagógica (G2). Além disso, foram repassadas informações sobre o registro de dia letivo para festas juninas, os procedimentos relativos aos professores de apoio à diversidade e inclusão (Padi), a elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEIs) e os critérios para reclassificação de estudantes.
Outro ponto importante da agenda foi a atualização sobre avaliações externas. Os coordenadores foram informados sobre o funcionamento das plataformas “Fluência Paraná”, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e “Fluência da Leitura”, desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). Também foram discutidas as diretrizes para a aplicação do “Aprova Brasil” e para a organização dos conselhos de classe.
A secretária da Educação de Toledo, Janice Salvador, destaca que a formação continuada dos profissionais da rede é uma das principais frentes de trabalho da pasta. “Há um cronograma anual que prevê encontros periódicos com os coordenadores das escolas, voltados a estudos e orientações pedagógicas. Nesta atividade o foco é analisar os resultados das avaliações de fluência e da prova de língua portuguesa. Nosso objetivo é monitorar os nossos dados, estabelecer ações e tomar decisões visando sempre a melhoria da qualidade de ensino do nosso município”, detalha.
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Ao falar sobre o cotidiano das unidades escolares, a secretária chama a atenção para a complexidade das tarefas envolvidas na gestão pedagógica. “Esse é um campo que exige atenção permanente e estratégica, pois a rotina da educação é bastante complexa, pois é justamente no dia a dia que se garantem as condições de aprendizagem das nossas crianças”, salienta Janice.
A secretária também antecipa que a equipe da Smed trabalha no desenvolvimento de novidades que poderão ser implementadas ainda neste ano ou no próximo. “Neste momento, o foco está nas questões ligadas à gestão pedagógica, mas estamos preparando algumas novidades que impactarão no trabalho dos coordenadores, que desempenham um papel fundamental na articulação entre escola, professores, alunos e famílias”, analisa.
TOLEDO