Fórum de Toledo faz convocação de mesários para as eleições de outubro

0 4

Há pouco mais de 50 dias para as eleições 2022, o Fórum de Toledo continua com o processo de convocação dos mesários para atuarem no pleito. A convocação acontece via WhatsApp, e é necessário que o cidadão confirme o recebimento da notificação.

O chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral, Frederico Amorim Oliveira de Lima, comenta que ao ser convocado, o eleitor está apto para trabalhar como mesário no dia da eleição. Se ele não confirmar o recebimento da notificação, o Fórum utilizará outros meios para localizar o cidadão.

Ao todo, 110 mil pessoas devem ser convocadas no Estado do Paraná para atuarem como mesários. Toledo necessita para a eleição de 2 de outubro 1.336 mesários para ocuparem os 66 locais de votação. Até a última quarta-feira (10), 909 pessoas que foram convocadas para atuarem como mesários. Lima cita que há 182 na fila de espera, porque a equipe não consegue encontrar vaga no local onde o eleitor vota.

“É uma dificuldade que enfrentamos neste momento conseguir a vaga para o mesário no seu local de votação, que é mais perto da sua residência. Como muitas pessoas que se inscreveram ainda poderão apresentar justificativa, nós conseguiremos substituir e preencher as vagas. No entanto, o cidadão ainda pode se inscrever para atuar; o mesário pode ser convocado até no dia da eleição”.

Entre os locais com mais dificuldades para colocar mesários estão as seções eleitorais nas Linhas Três Bocas, Km 41 e Dois Marcos. “São alguns locais que temos dificuldades para encontrar mesários voluntários. Nós queremos manter esses locais de votação, não queremos fechar, mas depende da colaboração dos eleitores”.

Dentro da sede, outra região com poucos mesários inscritos é o bairro Jardim Europa, como o Colégio Estadual Jardim Europa, a Escola Municipal André Zenere e a Escola Municipal Anita Garibaldi.

CADASTRO – Além dos convocados, há mesários voluntários, que são chamados a partir do alistamento feito no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O cadastro é realizado direto no site. Na página principal há um link que direciona para o canal do mesário, onde deve ser preenchido um formulário com os dados pessoais.

O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Pode ser convocado para compor as mesas de votação qualquer eleitor com mais de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Os interessados devem ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.

“Nós queremos estabelecer um quadro de 100% de mesários voluntários trabalhando nas eleições. Hoje ainda não alcançamos essa meta. O mesário voluntário é um cidadão que demonstra compromisso com as pessoas, com o seu país; é uma pessoa disposta a prestar um bom serviço”, complementa.

PREPARAÇÃO – O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo turno deve acontecer em 30 de outubro. Uma vez convocado, o cidadão deve comparecer aos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral. Neste ano, o chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral cita que o treinamento para mesários será presencial.

“Vamos fazer um treinamento para todas as funções, menos presidente de seção, no dia 13 de setembro, com duas turmas às 18h e às 20h no Teatro Municipal. Esse treinamento é tão importante quanto o dia da eleição, porque ele prepara os mesários para todo o processo de votação”, explica Lima ao complementar que para presidente de seção o treinamento será entre 5 e 15 de setembro, nos dias úteis, no Fórum de Toledo.

BENEFÍCIOS – O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital e ainda dá horas extracurriculares em universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral do Paraná.

Não podem ser mesários: os menores de 18 anos; candidatos e respectivos cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; e funcionários que exercem cargos de confiança no Poder Executivo.

Caso o cidadão receba a convocação e não informe um desses motivos para impedimento, fica sujeito a penalidades. “É um exercício de cidadania participar como mesário voluntário”, finaliza Lima.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário