Fórum Rostos da Esperança reúne lideranças da sociedade civil nesta sexta (14)

Estimated reading time: 5 minutos

A Diocese de Toledo, por meio da Cáritas Diocesana, realiza nesta sexta-feira (14) o Fórum Rostos da Esperança, com início às 9h e término previsto para 16h30 nas dependências da PUCPR – Câmpus Toledo. A iniciativa propõe um espaço de reflexão, diálogo e construção coletiva sobre os desafios sociais e pastorais do tempo presente, reunindo representantes dos setores público e privado da sociedade comprometidos com um futuro mais justo e solidário nos municípios que compõem a Diocese de Toledo, bem como representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que atuam diretamente na promoção da vida social, com práticas voltadas à defesa dos direitos fundamentais e à Economia Popular Solidária.

O Fórum busca fortalecer a comunhão entre fé e vida, incentivando a cooperação entre diferentes setores da sociedade na busca de um mundo mais justo, solidário e humano. Inspirado pelos Sinais da Esperança propostos pelo Papa Francisco, o encontro pretende iluminar, à luz do Evangelho, as realidades locais e regionais, estimulando formas de convivência saudáveis e de compromisso social.

A programação contará com a conferência principal com D. Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES), que refletirá sobre a esperança cristã como força transformadora no contexto atual. Além disso, serão promovidas mesas redondas temáticas, com a participação de lideranças públicas, comunitárias e pastorais, para debater questões emergentes da sociedade contemporânea.

As temáticas que norteiam o debate refletem preocupações latentes da Diocese de Toledo e dialogam com os desafios indicados pelo Papa Francisco, como por exemplo: Polarização social e política – desafios e modos de superar o sistema que compromete a esperança; Desafio de convivência entre as gerações – comprometimento social coletivo e novas práticas de vivência em sociedade; Migração e cultura – Toledo convive atualmente com 38 nacionalidades diferentes, e o desafio de manter viva a harmonia social é urgente, enfrentando a xenofobia, a misoginia e a aporofobia; e o Modelo produtivo em larga escala e preservação ambiental – diante do grande potencial da região na produção de alimentos, o compromisso com a sustentabilidade torna-se imprescindível.

Nesta perspectiva, o Fórum Rostos da Esperança busca ser um espaço permanente de diálogo, escuta e articulação social, debatendo e construindo coletivamente caminhos para manter viva a esperança e fortalecer a convivência humana em nossa sociedade local.

No sábado (15/11), o evento será exclusivo para lideranças da Igreja Católica e, neste caso, o local será o Centro de Formação Instituto São João Paulo II.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 14/11

Local: PUCPR – Câmpus Toledo

9h – Café e credenciamento

9h30 – Abertura do evento

10h – Conferência inaugural com D. Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) – Tema: Esperança cristã como força transformadora no contexto atual

12h – Intervalo

13h30 – Mesa I – Convivência entre gerações. Participações: Moema Viezzer, educadora socioambiental; Ismael Giachini Frare, assistente social, mestrando de Serviço Social e Política Social (UEL); e Ir. Mary Carmem Pauletto, formadora da congregação das Irmãs Franciscanas Terciárias da Beata Angelina.

Mesa II – Migração e Cultura. Participações: José Roberto Moreira, promotor de Justiça no Estado do Paraná na Comarca de Toledo; Jacqueline Glasmeyer Bonato, advogada e assistente de Proteção Legal. Atua na Cáritas Regional Paraná; e Pe. Luiz Carlos Franzener, membro do Clero diocesano de Toledo.

15h – Mesa III – Sustentabilidade e produção em larga escala. Participações: Valdir Galante, doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Rodimar Soares, engenheiro agrônomo; e Pe. Marcelo Ribeiro da Silva – Membro do Clero diocesano.

Mesa IV – Polarização Política e social. Participações: Walter de Souza Fernandes – Advogado, membro das Comissões de Direito do Trabalho e de Liberdade Religiosa da OAB-Subsecção de Maringá; Paulo Nogas, doutor em Administração, fundador da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços Brasil-Ucrânia (CICBU), membro da comunidade ucraniana em Curitiba; e Pe. Roberto Lopes de Souza, membro do Clero diocesano de Toledo.

16h30 – Café de encerramento

Dia 15/11

Local: Centro de Formação Instituto São João Paulo II

7h30 – Café e credenciamento

8h30 – Santa Missa

9h30 – Abertura solene

10h – Conferência com D. Andherson Franklin Lustosa de Souza

11h20 – Perguntas

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Oficina I – Polarização política e social. Participação: Augusto Martins – Professor de Doutrina Social da Igreja

14h20 – Oficina II – Convivência entre gerações. Participação: Ismael Giachini Frare, assistente social, mestrando de Serviço Social e Política Social (UEL).

15h – Café

15h30 – Oficina III – Migração e Cultura. Participações: Clefaude Estimable, psicólogo terapeuta, especialista em mediação intercultural. Integrante da Cáritas Paraná e Rede Internacional no acolhimento a imigrantes e refugiados na América Latina e Caribe; e Cassandre Pierre, agente da Cáritas pela ACNUR, estudante de medicina da UFPR-Toledo. Atuação com mulheres haitiana vítimas de violência doméstica.

16h15 – Oficina IV – Sustentabilidade ambiental e modelo produtivo. Participação: Aílton Martins Lima – Tecnólogo em gestão ambiental com ampla experiência em políticas públicas ambientais. Ex-secretário de Meio Ambiente de Cascavel.

17h – Encerramento

Da Assessoria

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.