Concessão do Centro de Convenções de Foz é aprovada pelo Estado

Estimated reading time: 4 minutos

O Governo do Paraná, por meio do Conselho de Parcerias (CPAR), aprovou nesta segunda-feira (28) o projeto de parceria de concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A iniciativa busca modernizar o equipamento público que já existe, situado em frente ao local onde será construído o Centre Pompidou Paraná.

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu era gerido, até então, por uma entidade com participação majoritária da Prefeitura de Foz do Iguaçu, mas também em parceria com o Governo do Estado e da União, além de outras acionistas minoritários. A estrutura atual precisa passar por revitalização e modernização, foco do projeto elaborado, que se une a outros desenvolvidos na região.

“Este é um local extremamente importante, pois fica em frente onde será instalado o Centre Pompidou Paraná. Neste momento, encerram-se os estudos e a fase interna para darmos início à fase externa do projeto. Este trabalho realizado pela Secretaria do Planejamento, em parceria com o Paraná Parcerias, representa os objetivos do governo Ratinho Junior na busca pelo amplo desenvolvimento regional e do Paraná”, comentou o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia.

“Hoje a reunião foi para aprovação do estudo realizado pela Fipe, e a Secretaria de Administração já havia efetivado a desapropriação da área. É uma grande oportunidade para o Paraná, para o turismo paranaense, com uma localização privilegiada no Caminho das Cataratas, próximo ao aeroporto do Foz do Iguaçu, sendo que em frente haverá o Centro Pompidou Paraná, outro investimento importante”, disse o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.

A aprovação ocorrida na 20ª reunião ordinária da CPAR nesta segunda abre caminho para a consulta pública, que deverá ocorrer em duas semanas. A tramitação continuará com consulta ao Tribunal de Contas do Estado e preparação do edital de licitação.

Próximo ao aeroporto, o terreno de 100 mil metros quadrados onde está situado o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu possui área total construída de 31.863 metros quadrados, que passará por ampla revitalização. O modelo jurídico aprovado é a Concessão de Uso.

Além da revitalização e modernização do espaço já existente, como estacionamento e infraestrutura, será possível, de acordo com os estudos e em comum acordo com o parceiro que ganhar a licitação, a utilização para outras finalidades e atividades, verificando eventual necessidade de outras adequações.

CONSELHO – O Conselho do Programa de Parcerias do Paraná, criado em 2019, é um órgão de assessoramento direto do governador na inclusão e acompanhamento dos projetos do Programa de Parcerias do Paraná. Ele busca o desenvolvimento e a implementação dos projetos de parceria na Administração Pública Estadual.

O Conselho tem como competências, entre outras, deliberar sobre as propostas e projetos, submeter à ratificação do governador os projetos qualificados e acompanhar a execução do Programa de Parcerias do Paraná.

Fazem parte do CPAR os secretários de Estado do Planejamento (presidente do conselho), da Infraestrutura e Logística, da Fazenda, de Administração e da Previdência (vice-presidente), além do diretor-presidente da Fomento Paraná. O projeto do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu tem participação também da Secretaria de Estado do Turismo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.