Ganhando o Mundo Agrícola: emoção e alegria marcam retorno dos estudantes após semestre nos EUA
Estimated reading time: 5 minutos
O grupo de estudantes da 1ª edição do programa Ganhando o Mundo Agrícola retornou ao Brasil nesta terça-feira (23). Os 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio nos Estados Unidos desembarcaram no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e foram recebidos por familiares, com faixas e presentes. A alegria e a empolgação com a experiência marcaram o reencontro.
A pedagoga Jocksona Eidam Szeremeta, de 47 anos, levou um grupo com faixas e presentes para homenagear o retorno de Rhebecca Szeremeta, de 16 anos, estudante do Colégio Agrícola Getúlio Vargas, de Palmeira. “É mais que o inglês. É outra experiência, uma cultura diferente. É muito legal esse retorno dela e essa bagagem que traz”, acredita a mãe.
Ao desembarcar, Rhebecca reconheceu que a saudade é um desafio constante dos intercambistas, mas recomenda a todos os estudantes. “O jeito que eles ensinam e estudam é muito diferente. A gente tinha que dar uma avaliação para o professor, que eu acho importante também. Igual o professor avalia o aluno, eles perguntam como está sendo o desenvolvimento da aula com o professor, se ele aproveita o tempo”, contou.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O ‘Ganhando o Mundo’ é o maior programa de intercâmbio estudantil para escolas públicas da América do Sul. A iniciativa do Governo do Estado permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual de ensino realizem um semestre letivo em intercâmbio em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
Essa foi a 1ª edição agrícola do programa, destinada a estudantes da 1.ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino que estejam matriculados nos cursos técnicos em Agropecuária, Agrícola, Florestal, Operação de máquinas florestais e Agronegócio. Na bagagem, o inglês na ponta da língua, o aprendizado de aulas e visitas técnicas e a vivência em um dos principais polos do agronegócio mundial, o estado de Iowa.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou a importância do programa para a formação dos jovens. “O Ganhando o Mundo Agrícola amplia horizontes e prepara nossos jovens para atuar com inovação e responsabilidade no campo. Esses estudantes retornam ao Paraná trazendo novos conhecimentos, vivências e uma formação ainda mais sólida, que certamente contribuirá para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O coordenador do programa na Secretaria da Educação, Marlon de Campos Mateus, destaca que além da experiência linguística, cultural e acadêmica, os estudantes chamam atenção pelo ganho de autonomia. E os que retornam de Iowa tiveram a vivência de produção agrícola. “Eles retornam com uma bagagem muito grande que vai aparecendo no convívio, porque voltam questionadores”, explica. “É também uma escola de líderes, pois desenvolve o pensamento empreendedor”.
“Eu tenho outra filha que dá aula de inglês, ela estudou oito anos e ela falou assim, a Rafa vai chegar dando aula pra mim, em quatro meses. É uma experiência boa!”, comenta o pai da estudante Rafaela da Silva Martinelli, de 17 anos, Anildo Gomes da Silva Martinelli do município de Pérola, município do Noroeste do Paraná.
Ao chegar, Rafaela confirmou a expectativa do pai. “Foi uma experiência incrível. Vale a pena o esforço, toda a dedicação, é realmente uma experiência inesquecível, só tenho a agradecer” , afirma.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
NA RETORNO – Ao retornarem ao país, os intercambistas seguem sendo acompanhados por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional da Educação e da Seed-PR para a implantação de um projeto interdisciplinar na escola onde estudam. Dessa forma, o impacto do intercâmbio pode alcançar a totalidade da comunidade escolar.
MAIS REENCONTROS – Nos próximos dias, outros 167 estudantes que estão em intercâmbio voltam ao Brasil e desembarcam no Paraná nos dias 25 de dezembro e 03, 05, 10 e 18 de janeiro. Todos os desembarques ocorrem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, após conexão em Guarulhos (SP).
GANHANDO O MUNDO – Implementado a partir de 2022, o Ganhando o Mundo tem objetivo de aprimorar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitindo vivência e experiência na realidade de outros países. Além de aperfeiçoar o conhecimento de uma segunda língua, o programa potencializa o desenvolvimento da autonomia e liderança dos alunos da rede pública do Paraná.
AEN