Cresol fortalece ações e estratégia ESG junto a cooperados e comunidades

0 144

A Cresol, uma das principais instituições financeiras cooperativas do país, destaca-se por integrar a sustentabilidade em suas práticas de negócios, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável em várias dimensões. Com um modelo de negócios intrinsecamente ligado à sustentabilidade, a cooperativa busca reduzir e neutralizar efeitos adversos de suas operações.

A abordagem colaborativa da Cresol adota o conceito de sustentabilidade ampla, compreendendo seis diretrizes que visam impactar positivamente os cooperados, as comunidades, o meio ambiente e a sociedade em geral. Essas diretrizes envolvem aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais, organizativos e educacionais.

A abordagem visa levar prosperidade aos cooperados, promovendo inclusão financeira, relacionamento, geração de emprego e de renda, desenvolvimento do capital humano, investimento social, empreendedorismo e preservação do meio ambiente por meio das finanças sustentáveis e de soluções financeiras.

O compromisso da Cresol com a sustentabilidade é demonstrado por meio de uma Agenda ESG estruturada, a qual direciona as ações conforme os eixos Ambiental, Social e Governança e contempla os pilares: Constituição de Comitê ESG em âmbito de Confederação e sensibilizações a respeito da temática; Relatório em conformidade com as normas globalmente reconhecidas da Global Reporting Initiative (GRI); Plano de Ação ESG Sistêmico a partir da Materialidade da Cresol; Gestão das Informações de Sustentabilidade; Indicadores ESG e ações constantes com os cooperados e comunidades vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impactados pela Cresol, além de práticas alinhadas ao Pacto Global da ONU.

ATUAÇÃO COM COOPERADOS E COMUNIDADES – A Cresol Minas Gerais, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, realizou o Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes, em Espera Feliz (MG), beneficiando mais de 100 famílias. Além disso, a jornada “Ação de Cooperação para o Meio Ambiente”, com equipes da Cresol Transformação e parceria da comunidade, envolveu nove municípios em Minas Gerais e Santa Catarina, promovendo práticas sustentáveis como redução de uso de copos descartáveis, distribuição e plantio de mudas de árvores nativas, caminhada ecológica, oficinas de educação ambiental nas escolas, arrecadação de materiais, ações de cidadania, contação de histórias infantis, pilates, dança, exames rápidos, oficinas de informática e apresentações culturais.

Em Frederico Westphalen (RS), as práticas de ESG foram discutidas em uma reunião com acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria. Foram apresentados os dados sobre as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mostrados casos exemplares desenvolvidos pela cooperativa.

“Na Cresol, acreditamos que a verdadeira prosperidade só é alcançada quando o desenvolvimento econômico se entrelaça de forma harmoniosa com a responsabilidade socioambiental. Nossa Agenda ESG é uma expressão concreta desse compromisso. Estamos dedicados a ser agentes de mudança, transformando palavras em ações tangíveis que fazem a diferença em nossas comunidades”, comenta Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

FRANCISCO BELTRÃO

Deixe um comentário