Período de férias: cuidados com os pets que ficam ou viajam com os donos

7

O que fazer com os pets durante a viagem? Levar junto, deixar em casa (desde que sendo monitorado) ou em um espaço especializado são algumas dúvidas dos tutores. Pode ser algo divertido para toda a família levar os animais de estimação na viagem, mas é preciso cuidado. Antes de sair de casa é importante consultar um médico veterinário e garantir que todas as vacinas estejam em dia; entre outros cuidados para que as férias sejam bem aproveitadas por todos.

“Para evitar problemas, a dica é que os tutores que optarem em levar os pets, antes de partirem de viagem busquem ter conhecimento quanto aos requisitos impostos pelo Código de Transito Brasileiro e pelas companhias áreas e terrestres para o transporte com pets”, declara o médico veterinário, Daniel Tranquino, ao pontuar que o ideal é pesquisar a legislação vigente e os documentos necessários exigidos pelas companhias.

Nos casos em que a viagem é de carro, o pet deve ir bem acomodado dentro caixa de transporte ou usando cinto de segurança. Dependendo da distância do trajeto é importante fazer as paradas para que eles possam se alimentar, beber água e fazer as necessidades. Além disso, durante a parada a recomendação é deixar o pet na coleira e com a guia, pois em locais estranhos é mais fácil eles se assustarem, tentarem fugir, atacar e brigar se tiver outros animais.

Colocar uma identificação na coleira do bichinho, com nome e telefone, é algo que pode facilitar o reencontro caso o pet se perca. “Eles também precisam estar bem assistidos, ou seja, o dono não pode esquecer de levar água, medicamentos do pet, a ração, cama, produtos de higiene do pet, além de sacolas plásticas para recolher as necessidades e assim manter o local limpo”, acrescenta.

MEDICAÇÃO – O profissional alerta que o dono do pet não deve medicar o animal sem antes passar por uma consulta com o médico veterinário. Ele comenta que nos casos em que o animal é agitado e costuma passar mal, a médica veterinária destaca que existem remédios que ajudam a viagem ser mais tranquila. Contudo, ele destaca que a indicação é fazer uma consulta com o médico veterinário de confiança para avaliar a situação e que existem medicamentos de uso humano que ao serem ofertados aos pets surtem o efeito contrário, ou seja, eles ficam mais agitados.

Outro fator importante é manter a vacinação em dia. “Isso é algo que precisa estar de acordo sempre e nãos ser lembrado apenas no período das férias ou viagem. Existem vacinas importantes como a antirrábica e a polivalente. A carteirinha precisa estar atualizada para evitar transtornos durante o percurso do passeio”, alerta.

PET MONITORADO – Se a família for viajar sem o pet é preciso deixa-lo em boas condições. “Cada um escolhe o que é mais viável, seja deixar sob os cuidados de um amigo, em um hotel para animais, contrata os serviços de cuidador, mas nunca deixa o animal sozinho em casa, pois podem acontecer inúmeras situações que podem colocar a vida do pet em perigo”, reforça o profissional.

Da Redação

TOLEDO