Venda de agnolinis: consumo aumenta nos dias frios

20

Para quem gosta, todo dia pode ser dia de sopa, mas o frio combina com sopa. O prato parece ficar ainda mais suculento no inverno. A época é propícia para quem coloca a ‘mão na massa’ e aproveita o momento para ter uma renda extra com o preparo de agnolini.

Não são apenas os descentes de italianos que apreciam esse saboroso prato feito com aquela massa caseira e recheio suculento. A sopa preparada com essa massa deixa o jantar mais apetitoso e pode carregar diversas lembranças para aqueles que consomem o prato desde criança.

“Aprendi a receita com a minha nona. Ela adora fazer a massa com as netas. Passávamos horas cozinhando e conversando”, conta a aposentada, Maria Moretti. “Cada ingrediente, cada etapa e cada segredinho do tempero estão guardados no coração. Fazer agnolini é mais que uma distração, mais que uma fonte de renda extra, é recordar minha nona, minha família, minha origem”.

COMERCIALIZAÇÃO NO INVERNO – Maria conta que sempre gostou de cozinhar. Já faz alguns anos que ela prepara os agnolinis para a venda. “A ideia surgiu após recebermos alguns amigos para o jantar. Eles gostaram tanto da sopa que eu dei de presente um pacote com a massa pronta que eu tinha no congelador. O casal fez a sopa para outros amigos e depois me ligaram querendo encomendar os agnolinis. Passei a fazer para conhecidos e para quem encomenda. Como a produção é basicamente artesanal não tem como fazer em grande escala”, relata.

No inverno, segundo Maria, existe mais procura pelo alimento, mas quem gosta da massa costumam consumir o ano todo. Ela pontua que atende clientes que são fiéis em todas as estações, pois não deixam de preparar a sopa nem mesmo no verão.

UMA PITADA DE AMOR – A escolha dos ingredientes para o preparo da massa, a variedade dos recheios, um cilindro elétrico e um manual e aquele boa pitada de amor são alguns dos segredos para o sucesso do agnolini. Conforme Maria, a massa tem uma receita padrão, mas cada uma carrega a ‘pitada de tempero’ de quem prepara.

“A espessura da massa, a tonalidade, o recheio bem temperado, tudo interfere no preparado da sopa. O recheio campeão de vendas é o de frango, mas também faço de gado e de salame. Já a sopa, cada um temperatura de acordo com o paladar. A refeição é um momento sagrado. Temos que agradecer o alimento que todos colocamos em nossa mesa, por isso, cada agnolini eu preparo com amor”, conclui.

Da Redação

TOLEDO