Giba e autoridades do Estado destacam infraestrutura de Toledo

Estimated reading time: 6 minutos

O município de Toledo sedia até o dia 9 de agosto a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Categoria B. A competição reúne aproximadamente sete mil atletas de 212 cidades diferentes, competindo em 24 modalidades distribuídas por 18 locais distintos. A cerimônia de abertura aconteceu no Parque Ecológico Diva Paim Barth e teve a presença do renomado campeão olímpico Giba.

Antes da abertura, no começo da tarde de sexta-feira (1º), o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, e o vice-prefeito, Lúcio de Marchi, recepcionaram as autoridades do estado do Paraná e o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira Giba. Atuava na posição de atacante de ponta e conquistou os principais títulos pela Seleção Brasileira, desde as categorias de base até a principal, sendo oito vezes medalha de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004, além de prata em 2008 e 2012. Em 2018, ele entrou para o Hall da Fama do vôlei. É considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos, em nível nacional e mundial.

Giba viaja pelo Brasil e acompanha a formação de novos atletas. “Muitas vezes, eles não se tornam apenas atletas, mas também médicos ou profissionais de destaque. Estou percorrendo o Paraná, visitando várias cidades e regiões, e essa região — em particular — é especial para mim”.

Ele recorda que a região Oeste, assim como todo o Paraná, dos 12 jogadores da Seleção Brasileira, 11 eram do Estado e oito do Oeste. “Nós temos a noção do potencial dos novos jogadores; basta ter investimento, e é isso que o Governo do Paraná tem feito. Isso é motivo de orgulho para mim”.

Giba pondera que é preciso manter o ídolo vivo dentro de cada criança ou jovem. “Precisamos tirá-los das telas e incentivá-los a praticar um esporte. Nós sabemos que a obesidade é um problema sério, e o esporte auxilia na qualidade de vida, além de afastar o jovem das drogas”.

Outro fator pontuado por Giba, que sempre quis ficar longe da política, mas com o tempo compreendeu que ela é necessária e pode transformar a vida de milhões de jovens, é que “com o esporte e a educação, conseguimos implementar políticas públicas. O Paraná é um estado que está dando exemplo para o Brasil e para o mundo”.

Ele complementa que a infraestrutura do Paraná é excelente. “Você chega no Paraná e o Governo fornece, como subsídios para as crianças: bola, uniforme, quadra, rede… Enfim, vai muito além de uma bola. Eu tenho orgulho do que faço: apoiar e fazer o que for preciso, como ídolo, para mostrar que tudo vale a pena. Realmente, vale a pena estar na escola, praticar esporte e acreditar em algo. Esse algo foi o começo da minha carreira. Eu tinha três ou quatro propostas de contratos para sair do Estado e decidi sair de Curitiba para treinar em Maringá. Por quê? Porque eu estava no meu Estado, no local que tinha o apoio — e continuo tendo. Por isso, hoje tenho o dever de devolver tudo que foi dado para mim e o dever, principalmente, de transformar a vida das crianças”.

ORGANIZAÇÃO — O secretário de Estado do Esporte, Hélio Renato Wirbiski, elogiou a organização do Oeste e, principalmente, do município de Toledo. “A região é considerada a maior em projetos inscritos no ProEsporte. O principal objetivo é trabalhar com inclusão e a parte social, e no futuro (quem sabe) formar mais um Giba ou até alguns Gibas. Se isso não for possível, nós queremos que o Esporte seja uma ferramenta para formar cidadãos, prefeitos, médicos ou engenheiros; essa é a proposta do esporte do Paraná”.

Wirbiski salienta que o Esporte no Paraná é desenvolvimento com planejamento. “O Governador tem dito que quem não planeja tem destino; destino incerto. Mas, nós temos um futuro, porque nós trabalhamos diante do planejamento estratégico e de política pública. Essa política pública é para entregar material esportivo”.

Ele cita que o Paraná possui o Fundo Estadual do Esporte e os Conselhos Municipais do Esporte. “São investimentos revertidos em materiais esportivos para os municípios; em recursos para programas e para a geração olímpica. Estamos aprovando o Plano Decenal com ações estratégicas ao Esporte para os próximos dez anos”.

Na oportunidade, o secretário de Estado do Esporte enfatiza o bom diálogo mantido com a Secretaria Municipal. “Toledo é município muito organizado na estrutura esportiva. Então, a cidade recebe todos os jogos e com o apoio do Estado. Nós pagamos todo esse deslocamento, material esportivo, arbitragem e organização. Toledo fez a lição de casa e hoje recebe material esportivo. Então isso é otimizar e deixar um projeto para mais tempo”.

O prefeito de Toledo Mario Costenaro recorda que o Fundo Municipal de Esporte foi criado em 86 dias. “O principal objetivo é manter a integração entre a política pública do Estado com a Municipal”.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer de Toledo Jozimar Polasso disse que com os recursos do Fundo serão utilizados para ações no Jardim Europa e na região do Jardim Maracanã. Giba salienta que quando passou a atuar na parte administrativa percebeu o quanto é importante uma boa infraestrutura. “Por isso, eu jamais vou medir esforços para ajudar; mostrar para as crianças, para as pessoas, para os atletas o quanto é importante ter um time responsável pela infraestrutura e pelo desenvolvimento de projetos esportivos para as crianças e os jovens”.

Outras informações da coletiva com Giba e demais autoridades do Estado e do Município podem ser conferidas neste link: https://www.facebook.com/jornalDoOeste/videos/1853329762288868/?rdid=YMaF2Jg8Q3kXoPAE#.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.