Gincana literária encerra atividades do Pibid com alunos do Jardim Porto Alegre

20

Conhecer a escola literária e seus representantes no Brasil e no Mundo; valorizar a literatura Brasileira e estabelecer relações entre o canônico e o atual foram os objetivos da gincana “Passaporte Literário – Embarque nessa viagem!”. A atividade aconteceu no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, na última semana e, ela marcou a conclusão dos estudos a respeito da Estética do Romantismo.

As ações foram promovidas pelos acadêmicos do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo com os estudantes do Ensino Médio, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre.

A instituição é parceira do curso da FAG no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), onde os alunos da graduação vivenciam desde o 1º período do curso as experiências de sala de aula e do contexto escolar, sobre supervisão de professores das escolas.

De acordo com a professora coordenadora do Pibid na FAG Toledo, Malu Moura, a gincana é um momento de crescimento importante para o acadêmico. “Ele passa logo no início do curso a ter esta vivência de chão de escola, tendo uma experiência extraordinária e recebendo uma bolsa de incentivo para participar das atividades”, explica Malu.

PASSAPORTE LITERÁRIO – O trabalho com a escola literária do Romantismo, teve início em meados do mês de julho. A professora responsável pela disciplina, Marília da Motta Miguel, desenvolveu com as turmas, (trata-se de duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, totalizando aproximadamente 50 alunos), toda a parte teórica, análises de obras que representam essa época, fazendo importantes ligações com o que acontecia no Brasil e no Mundo em meio a isso.

As atividades começaram ainda em tempos de ensino remoto, via meet. Depois ocuparam os espaços da sala de aula em ensino presencial e remoto (síncrono) e foram finalizadas com a possibilidade presencial. Desta maneira, a gincana conclui os estudos a respeito da Estética do Romantismo.

A professora de Língua Portuguesa Marília ainda realizou a análise do discurso, gramática, escrita, reescrita e muito debate acerca das temáticas advindas do Romantismo, em especial o Brasileiro, com o grupo.

Conforme a estagiária do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e professora do Município, Elissiane Aparecida Zen do Amaral, a temática faz parte dos conteúdos nucleares do ano em questão. “Existe a necessidade de incentivar a leitura e, principalmente, o conhecimento e o direito à literatura. Na gincana, os estudantes foram informados com o tempo suficiente para a revisão dos conteúdos e para prepararem as atividades extras. Todos deram um show à parte!”, comenta Elissiane.

A proposta contou com a participação expressiva dos estudantes, enfatiza a professora Malu. “Nossos acadêmicos participaram ativamente das atividades, trabalharam as propostas e até conseguiram brindes com parceiros, para premiar os participantes da atividade. Foram momentos muito especiais que enriquecem muito a vivência dos nossos alunos de forma prática”, destaca a professora coordenadora Malu.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria