Alerta: golpes com arquivos suspeitos estão circulando no Whatsapp em Toledo e região

Estimated reading time: 2 minutos

Na quarta-feira (1º), uma moradora de Toledo, que prefere não se identificar, relatou ter sido vítima de um golpe envolvendo o envio de arquivos maliciosos pelo WhatsApp. Segundo ela, tudo começou com uma mensagem recebida de um número desconhecido, seguida de uma ligação de outro contato alertando sobre a presença de um vírus.


“Quando desliguei a ligação e abri o WhatsApp, já haviam enviado 180 mensagens. Nisso, o próprio aplicativo bloqueou meu número, pois eu estava enviando muitas mensagens”, contou a vítima.
O episódio a deixou insegura. A moradora relata que, mesmo após o bloqueio, contatos dela continuam recebendo mensagens com arquivos suspeitos. “Fica o medo do que eles podem fazer com nossos dados. Eles enviaram mensagens para números aleatórios que nunca tive contato, números de fora da cidade, de todo o país e alguns contatos salvos, mas bem pouco”, descreveu.
Entre as recomendações estão: evitar abrir arquivos suspeitos ou realizar downloads sem confirmar previamente com o remetente a natureza do conteúdo, além de ativar a verificação em duas etapas para reforçar a segurança.


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta que, em casos de golpe, seja registrado um boletim de ocorrência online. A recomendação é não responder às mensagens enviadas pelos golpistas e, sempre que possível, compartilhar nas redes sociais um alerta sobre o golpe. Além disso, é importante denunciar o contato e incentivar outras pessoas que receberam a mensagem a fazerem o mesmo.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da PCPR

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.