Golpes e fraudes: OAB Toledo, Sicredi e Polícia Civil orientam sobre prevenção
Estimated reading time: 6 minutos
Nos últimos anos, os golpes virtuais têm se tornado, cada vez mais, aprimorados e frequentes, atingindo pessoas de todas as idades e perfis. Homens, mulheres, profissionais de todas as áreas têm sido vítima ou tiveram seus dados usados por golpistas. Diante desse cenário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Toledo e a Cooperativa Sicredi Progresso PR/SP realizaram com o apoio da Polícia Civil do Paraná, uma rodada de palestras sobre prevenção e segurança a golpes e fraudes no ambiente digital e financeiro. O tema do encontro era “Golpes e Fraudes – O que está acontecendo e como se proteger”.
O evento aconteceu na noite de segunda-feira (27), na sede da OAB Subseção Toledo com a participação de grandes especialistas que apresentaram diferentes perspectivas, técnica, jurídica e investigativa sobre o tema. O objetivo foi orientar sobre os principais tipos de fraudes digitais, como se proteger e quais medidas adotar em casos de suspeita ou confirmação de golpe. Os especialistas também destacaram a importância da conscientização e da prevenção para evitar prejuízos financeiros e o vazamento de dados pessoais.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O presidente da OAB Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, falou que a era digital trouxe grandes facilidades e praticidades, mas ao mesmo tempo, a tecnologia que empodera também abre novas e perigosas fronteiras para a criminalidade. “Na verdade é que o ambiente digital a vulnerabilidade tem se tornado um verdadeiro denominador comum e ninguém é imune. E é precisamente por isso que estamos aqui para transformar preocupação em conhecimento e o mesmo em prevenção”.
Bordignon enfatizou que a missão da OAB é de ser porta-voz do cidadão, zelar pela defesa intransigente do Estado democrático de direito das garantias fundamentais. “E hoje essa missão também se traduz na defesa do patrimônio, da privacidade, da tranquilidade das pessoas frente a essas novas ameaças digitais. O tema reúne mais complexidade, uma relevância quando há uma ameaça interna, atingindo todos sem exceção jovens, crianças, adultos, empresários e trabalhadores. Esses golpes vão iludindo a confiança que temos na sociedade e entre nós mesmos. Mas há também uma ameaça interna que atinge diretamente a OAB, o chamado golpe do falso advogado. Por isso que nós advogados estamos aqui exercendo um ato de legítima defesa contra a criminalidade, protegendo a integridade e a dignidade da nossa própria profissão”.
O presidente da Cooperativa Sicredi Progresso PR/SP Inácio Cattani enfatizou que a preocupação da organização é proteger o associado e a comunidade. “Sabemos que existem inúmeras ligações, fraudes que estão acontecendo e que alguns associados, algumas pessoas físicas ou jurídicas já entraram tanto da nossa instituição como outra. E dentro do nosso dever, enquanto cooperativa, é informar os associados. Nós precisamos fazer com que a comunidade saiba quais são as ações, quais são os cuidados que precisam ter”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (SDP), Alexandre Macorin, alertou os presentes no evento sobre a quantidade de golpes virtuais que surgem a cada dia e a preocupação da polícia com esses casos. “Esse tipo de golpe pega todas as camadas da sociedade. Todos os dias chegam pessoas que são vítimas desses golpes, muitas vezes perdendo um montante de dinheiro que elas não poderiam despender. E recentemente eu notei que uma iniciativa singela começou a gerar resultados por prevenção. Os vídeos que nós jogamos na rede social da Polícia Civil atingiram muitas pessoas. Então eu quero parabenizar a OAB, o Sicredi pela iniciativa, aqui temos formadores de opinião”.
INFORMAÇÕES – Durante o evento, os palestrantes conversaram com o público trazendo informações, esclarecimento e orientações. O superintendente de Segurança Corporativa do Sistema Sicredi e membro da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Marcio Leite, abordou as principais modalidades de golpes atuais, suas dinâmicas e estratégias de prevenção adotadas pelas instituições financeiras e cooperativas.
Na oportunidade, ele alertou para o crescimento da digitalização e do uso de canais digitais após a pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo que os golpistas também passaram a tentar realizar golpes contra as pessoas. “Por isso que ter a prevenção, as pessoas saberem quais são os principais tipos de golpes e como evitá-los é fundamental para reduzirmos o prejuízo e esse impacto na sociedade”.
A advogada e presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Toledo, falou no evento sobre o Golpe do Falso Advogado, como prevenir e o que fazer quando é vítima dessa ocorrência. Ela comentou que esse golpe tem ocorrido com mais frequência na região e tem sido pauta de discussão nos grupos de convivência da OAB Toledo. “Todos os dias nós temos colegas que relatam sobre clientes que foram abordados ou perderam recursos. Isso demonstra a importância desse evento. Nós temos desempenhado esse trabalho com os advogados no intuito de orientá-los para que eles repassem aos clientes as informações que faz total diferença nesses casos”.
O delegado de Polícia da Polícia Civil do Paraná, Rodrigo Baptista, também participou da rodada de palestras. Na ocasião, ele falou sobre o processo investigativo, os desafios na recuperação de valores e a importância da denúncia e da prevenção. “O principal elemento do combate ao crime de estelionato é a prevenção. E é isso que nós estamos fazendo aqui. Infelizmente, se a pessoa foi vítima, a orientação é confeccionar o Boletim de Ocorrência da forma mais rápida possível”.
Da Redação
TOLEDO