Histórico de atleta: Covid-19 pode atingir qualquer pessoa

4

Não é nenhuma novidade que o novo coronavírus pode atingir qualquer pessoa. A Covid-19 ainda é uma doença cercada de mistérios. Os profissionais da área de saúde alertam que, diante de inúmeras incertezas, é fundamental manter os cuidados para evitar o contágio.

O treinador esportivo/personal trainer, Fábio Bento, enfrentou a doença no mês de junho. Ele relata que foram dias difíceis, de idas e vindas ao hospital, de falta de ar, de medo, de ansiedade e de vontade de que tudo se resolvesse logo.

“Mesmo com histórico de atleta, sempre em movimento, alimentação equilibrada e tomando os cuidados necessários, essa misteriosa doença atingiu minha casa. Minha esposa e eu ficamos doentes”, relata Bento. “Foram mais de 15 dias de angústia, medo e ansiedade. Cada um enfrenta a Covid-19 de um jeito, pois cada organismo reage de forma diferente”.

Bento destaca que foi preciso buscar ajuda profissional, usar medicação e realizar uma bateria de exames. “Foram dias de difíceis. Dias incertos. Dias de mais oração. Dias de pedir pela vida, pelo ar, pela cura. O pulmão está em fase de recuperação, ainda é preciso cuidado e atenção”.

O médico pneumologista, Bruno Luiz Marcon, explica que a pessoa que tem hábitos saudáveis contribui para uma recuperação mais rápida, como no caso de Bento. “Um paciente com hábitos de vida saudável, tende a ter uma melhor reserva pulmonar e muscular que uma pessoa sedentária, isso ajuda na recuperação. Ainda tem o fato do paciente com atividades físicas regulares, voltar a fazer atividades físicas com maior facilidade, em comparação com um sedentário. Sabemos que estímulos físicos, principalmente quando orientados por um profissional adequado (fisioterapeuta ou educador físico) ajudam na recuperação do paciente”.

Segundo o pneumologista, uma pessoa com bons hábitos de vida, como atividades físicas regulares e alimentação balanceada, normalmente tem uma melhor condição física para resistir melhor a determinadas doenças. Contudo, ele alerta que a Covid-19 tem outros inúmeros fatores que podem levar mesmo um atleta ou uma pessoa com boa saúde a correr riscos; entre eles, citou a susceptibilidade genética e a carga viral no momento da infecção como fatores.

RECUPERAÇÃO ASSISTIDA – “Pessoas com histórico de atleta precisam de acompanhamento com pneumologista para estabelecer a gravidade da doença e qual a melhora forma de recuperação. Normalmente atletas com alto rendimento precisam de um acompanhamento detalhado, principalmente com fisioterapia intensiva, com objetivo de recuperação mais rápida, e evitar sequelas pulmonares que podem ser prejudiciais em relação a realização de atividades de alto desempenho. Outro ponto muito importante em atletas que tiveram Covid-19 é a realização de exames com cardiologista, para excluir possíveis alterações que coloquem sua saúde em risco”, orienta.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria