Toledo se despediu de um de seus mais emblemáticos representantes públicos

Estimated reading time: 10 minutos

O vereador Luís Fritzen (PP) é figura histórica da Câmara Municipal de Toledo e referência na política local. Reconhecido pelo compromisso com a comunidade e pela atuação incansável em prol do desenvolvimento do município, Fritzen deixa um legado de dedicação à vida pública e ao bem comum. Ele faleceu, na noite da última sexta-feira (12), em sua residência. Durante o final de semana, autoridades, amigos e familiares prestaram homenagens para ele.

Mesmo com o luto oficial, o presidente Gabriel Baierle decidiu manter a 31ª sessão ordinária, na última segunda-feira (15), como uma forma de seguir as homenagens ao parlamentar. “Foi até cogitado cancelar a sessão ordinária, mas acho não tinha forma melhor de homenagear o vereador Luís Fritzen, do que mantendo a sessão. Senão, com certeza, ele estaria bravo com a gente, pedindo para fazer uma sessão extraordinária, para que a gente pudesse aprovar os projetos”, disse Baierle, em nome da Câmara.

Os colegas lembraram momentos compartilhados com o vereador. Entre as qualidades, os parlamentares exaltaram o compromisso, o respeito e a seriedade que se destacavam nas ações do político.

TRAJETÓRIA – Nascido em 24 de julho de 1948 em San Alberto, na Argentina, filho de Aloísio Fritzen e Maria Rosa Lehnen, casado com Ilse Salete Klassen Fritzen, corretor de imóveis, títulos e valores, três filhos, dois netos. Eleito pelo Progressista (PP), ele era o primeiro suplente do partido com 884 votos.

A Prefeitura de Toledo, através do prefeito Mario Costenaro e do vice Lucio De Marchi, lamentou profundamente a morte do vereador. Assim como o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo Gabriel Baierle. A Prefeitura de Toledo e a Casa de Leis decretaram luto oficial.

Para o prefeito Mario Costenaro, Fritzen era um exemplo de amor pela sociedade, dedicação à causa pública e de retidão no exercício do cargo público. “Era um homem humilde, a quem devemos todo reconhecimento por tudo que fez ao longo de sua trajetória dentro de Toledo”, completa o prefeito.

Na opinião de Costenaro, a morte de Fritzen deixa uma lacuna imensa no campo político, em especial no interior do município. O vice Lucio De Marchi lamentou a morte “não apenas de um político, mas de um grande amigo”.

Fritzen era um dos mais icônicos vereadores da história do município e exercia o 9º mandato na Câmara de Vereadores de Toledo. Com uma trajetória marcada pela dedicação à vida pública, o vereador sempre foi fiel aos seus princípios e ao mesmo grupo partidário, desde os tempos da Arena até o Progressistas, onde estava filiado e foi figura de destaque, exercendo durante anos o cargo de presidente da sigla. Ele ingressou no Partido no ano de 1980.

Ao longo de sua caminhada, o vereador construiu relações de respeito e amizade, deixando como legado a experiência, o conhecimento e a devoção a vida pública. Sua ausência será sentida não apenas na Casa de Leis, mas em toda a comunidade de Toledo.

TRABALHO – O vereador Bruno Radunz recordou que Fritzen sempre pedia auxilio para acertar a presença ou para emprestar a caneta. “E ele me auxilia em questões políticas. Todos podem fazer um trabalho semelhante, mas jamais igual ao dele. Aprendi muito com ele”.

O vereador Marcos Zanetti destacou que o parlamentar Luís Fritzen ocupa o título de maior mandatário. “A Lei que nos rege foi escrita por ele. Entre debates e discussões, nós sempre mantivemos o respeito. Nenhuma divergência, ele levou para o campo da pessoalidade ou para o coração”.

Zanetti complementou que Luís Fritzen “fez da política uma ferramenta de trabalho. Um vereador conhecedor da legislação e de uma maneira autodidata. A experiência de vida supera bancos da universidade”.

Para o vereador Ricardo Santos, Fritzen era referência política para todos. “Fazer o quanto ele fez por esta Casa de Leis é gratificante. Ele fez o que queria fazer e se encerrou o ciclo”.

O vereador Roberto de Souza disse que havia criado relações com o parlamentar. “Ele era o meu vizinho de gabinete e conversávamos quase todos os dias. Na CFO, ele sempre pedia para limpar a pauta. Estamos aqui para dar continuidade ao trabalho, mas doí”.

O vereador Jairo Cerbarro complementou que Fritzen era uma liderança política e uma pessoa do bem. “Sempre prestando atenção em tudo. Fica para Toledo um grande legado deste homem”.

Conforme o vereador Chumbinho Silva foi um final de semana triste. “As comunidades do Fritzen – Concórdia do Oeste e Dez de Maio – estavam tristes. A fala da filha dele me fez pensar. Fritzen fazia tudo pelos outros, menos para ele. Para Fritzen, se todos ao seu redor estivessem bem, ele estava bem”. Chumbinho destacou que fará uma indicação solicitando que a Praça de Dez de Maio passe a ser chamada de Praça Luís Fritzen. O vereador Odir Zoia também defendeu a construção de um memorial para eternizar Fritzen.

A vereadora Katchi Nascimento ponderou que todos os vereadores foram pegos de surpresas. “Estamos tristes com o ocorrido. Nós acompanhamos a sua trajetória e percebíamos a sua preocupação para que os projetos andassem. Um ser humano inigualável”.

A vereadora Professora Marli admirava Fritzen por ser um homem com ideologia. “Não gosto de pessoa neutra. Era bom quando discutia algum assunto com o Fritzen. Um grande homem; um grande pai que sempre defendeu suas ideologias”.

O vereador Sergio Japonês disse que vai levar como exemplo o quanto o parlamentar ajudava as pessoas e Valdir Gomes desejou que Deus abençoe toda a família, amigos e colegas neste momento de dor.

LEGADO – Segundo o parlamentar Professor Oseias, é um momento de tristeza. “Agradeço aos vereadores pelo comportamento de lealdade e de respeito ao Fritzen. Ele deixa um legado de coragem, simplicidade e compromisso com essa cidade. Quase cinco décadas na política. Sua história começou cedo na política e na sua liderança guiava a defesa do governo”.

Professor Oseias salientou que a sua presença comunitária o encantava. “Quando a comunidade de Concórdia do Oeste avistou o caminhão do Corpo de Bombeiros, saiu de sua residência para aplaudir a sua passagem. Fogos foram soltos para reconhecer quem foi e o seu trabalho”.

O parlamentar pontuou que muitos moradores relatavam que ele não era somente o político, e sim, era um amigo. “Nós confiávamos tudo na mão do Fritzen. Dez de Maio e Concórdia do Oeste e tantas outras comunidades aplaudiram Luís Fritzen. Aquele argentino que atravessou o Rio Paraná a remo. Um argentino, mas brasileiro de coração. Que possamos ter como referência o seu legado de vida”.

Confira abaixo as legislaturas que Fritzen fez parte.

VII Legislatura (31/01/1977 – 31/01/1983)

IX Legislatura (01/02/1989 – 31/12/1992)

XI Legislatura (01/01/1997 – 31/12/2000)

XII Legislatura (01/01/2001 – 31/12/2004)

XIII Legislatura (01/01/2005 – 31/12/2008)

XIV Legislatura (01/01/2009 – 31/12/2012)

XV Legislatura (01/01/2013 – 31/12/2016)

XVI Legislatura (01/01/2017 – 31/12/2020)

XVIII Legislatura (01/01/2025 – 31/12/2028)

Bandeiras

Em entrevista ao JORNAL DO OESTE neste ano, ainda quando ele iria assumir o cargo de vereador, Luís Fritzen disse que suas bandeiras eram a defesa de Deus, Pátria, Família e Liberdade. “Em defender o prefeito Mario Costenaro e o nosso grupo político. Torço para que todos os secretários sejam sempre unidos e que trabalhem em defesa da nossa sociedade em todas as áreas, seja na social ou na econômica, em todos setores e para que Toledo tenha um bom governo”, disse ele.

Sobre os debates, Luís Fritzen relatou que esperava não os ter na Casa de Leis. “Eu não retorno para Câmara de Vereadores para ensinar. Volto para aprender, porque o maior sábio do mundo não sabe tudo, devido a velocidade que está a tecnologia neste mundo globalizado. Quem não se atualiza ainda perde por dia o seu tempo pela velocidade. Eu estou na Câmara para respeitar a todos”.

Naquele dia, Fritzen complementou que “evidentemente se o meu grupo for atacado, o responsável terá a resposta; mas eu não vou atacar ninguém. Eu prefiro trabalhar em paz, com respeito e com dignidade em favor do nosso povo, porque a eleição passou. Deve ter o respeito e a harmonia entre todos para que Toledo seja bem atendido com a administração Mario Costenaro”.

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Amigo

Em suas redes sociais, o deputado federal Dilceu Sperafico publicou uma nota de pesar. “Descanse em paz meu nobre amigo. Você foi um gigante, ou como diziam, um leão. Defendeu sua terra e sua gente, sempre disposto e com firmeza”.

Na nota, Sperafico afirmou que “as marcas de seu trabalho estão na história e nos quatro cantos do nosso município, principalmente no interior, onde sua bravura se realçava ainda mais. Sua memória será preservada em nossos corações. Meus sinceros sentimentos â família e amigos”.

O ex-deputado estadual Natan Sperafico disse que recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento de Luís Fritzen em sua rede social. “Um grande defensor de sua terra e seus valores! Descanse em paz meu amigo!”.

Respeito

Nas redes sociais, o assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado Beto Lunitti disse em suas redes sociais que “a política de Toledo está de luto. Perdemos um grande ator, um grande agente. Deixa legado de trabalho em prol desta terra. Luís Fritzen sempre teve meu respeito, não atuamos no mesmo campo político, nem por isso em qualquer momento nós nos hostilizamos, pelo contrário tivemos conversas republicanas e de avanços nas políticas públicas e infraestrutura. Meus profundos e sinceros pesares a família do Luís. Deus conforte o coração de todos”.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações das Assessorias de Comunicação da Prefeitura de Toledo e a da Câmara de Vereadores

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.