‘Tem na Escola’: projeto ‘Horta e Feira Verde’ mobiliza comunidade escolar

Estimated reading time: 4 minutos

O quinto projeto apresentado pelo ‘Tem na Escola’ – uma iniciativa que visa valorizar e divulgar os projetos de destaque desenvolvidos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo – é o ‘Horta e Feira Verde’. A iniciativa acontece na Escola Municipal São Francisco de Assis.

Localizada no Jardim São Francisco, a Escola conta com mais de 800 alunos. O projeto, que surgiu em 2022, é uma iniciativa que envolve a comunidade escolar, além de levar à mesa das famílias alimentos orgânicos e cultivados na horta da Escola.

“Nós tínhamos um espaço vazio na Escola, que na verdade era de mato. Com as professoras surgiu a ideia de fazer uma horta”, lembra a diretora, Kátia Primão Pauletto. “Contamos com a ajuda dos pais para limpar o local. No início, os canteiros foram feitos com garrafas pet, mais tarde, conseguimos parcerias e recursos para fazer uma estrutura de horta de tijolos”. O projeto passou a ter mais amplitude em 2023 quando, de fato, virou uma linda horta.

Kátia relata que foi angariado junto a Secretaria Municipal de Educação o material necessário para iniciar o projeto. Contudo, a mão de obra sempre ficou sob a responsabilidade dos colaboradores, dos pais, da comunidade escolar –  essas parcerias continuam ativas.

MÃOS NA TERRA – A professora, Vanessa dos Santos Rosa, explica o que é o projeto. “Os ensinamentos começam em sala de aula, com o conteúdo teórico. Os alunos estudam o tipo de solo, como que a lua interfere na agricultura, quanto tempo leva para germinar uma semente, entre outros fatores relacionados. Depois disso, é que vamos para a prática, ou seja, colocar as mãos na terra”.

Vanessa relata que, após o plantio, a relação entre os conhecimentos de sala de aula e prática na horta continuam, pois eles acompanham o crescimento das plantinhas, bem como os cuidados que precisam ser tomados. Além disso, existe o foco na feira – que envolve a comercialização das hortaliças – com a pesquisa de preço e todos os preparos que uma feira exige.

FEIRINHA NA ESCOLA – “Quando chega a hora da colheita, os estudantes colhem, fazem a higienização, pesam e empacotam as hortaliças para a feira. A feira acontece um dia após a colheita. Como nossa escola têm mais de 800 alunos, foi preciso contar com itens da agricultura familiar para que todos os interessados tenham acesso”, relata a professora ao salientar que são os estudantes que comercializam os produtos das feira, fazem os cálculos, entregam o troco, ou seja, participam de todos os processos.

Com o ‘Horta e Feira Verde’ surgiram mais três projetos que envolvem o plantio das sementes em cascas de ovos – evitando a utilização de vasilhas plásticas – o uso de defensivos naturais para as plantas e o ‘Semeando Foco’ – que envolve estudantes da TDAH.

COMUNIDADE ESCOLAR – Bruna Carolina Santos Memelli é mãe da aluna, Eduarda Sophia. “O projeto para nós, como comunidade escolar, é algo muito gratificante, pois vemos o desenvolvimento dos nosso filhos cuidando da horta e aprendendo muito com isso. É bonito de ver e de participar”.

É o segundo ano que Eduarda participa do projeto. “É interesse ver o desenvolvimento que ela teve tanto na escola quanto em casa. Ela já levou muito conhecimento da escola para casa, ou seja, ela coloca em prática e nos dias de feira fala com orgulho que a verdura que estamos comendo é orgânica e foi cultivada na escola”.

Para Eduarda Sophia, o mais legal do projeto é o contato direto com a plantas. “Eu faço a covinha, coloco a sementinha, lembro de regar, cuido para germinar”, cita. “É muito legal ver a beterraba inteira na terra, a cenoura também. Toda a turma se ajuda e no dia da feira temos que saber vender e atender as pessoas vão comprar”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.