Influenza Aviária: Secretaria da Agricultura e Proteína Animal emite nota oficial

Estimated reading time: 4 minutos

A Secretaria Municipal da Agricultura e Proteína Animal (Smap), de Toledo, emitiu nota oficial com orientações aos produtores e a sociedade em geral a respeito dos recentes casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Iaap) identificados no Rio Grande do Sul. O documento, assinado pelo titular da pasta, Luiz Carlos Bombardelli, foi publicado na edição desta quarta-feira (21) do Órgão Oficial e pode ser conferido na íntegra no fim da matéria.

A nota menciona a reunião interinstitucional realizada na última segunda-feira (19), na sede do Sindicato Rural de Toledo, para alinhar estratégias preventivas. Em seguida, há o esclarecimento de que não há registro da Iaap em plantéis comerciais ou de subsistência na região de Toledo e que o consumo da carne de frango ou de ovos de galinha permanece seguro da influenza aviária, pois “não há evidência científica da transmissão da doença por meio desses alimentos”, recomendando que os consumidores só adquiram produtos inspecionados e certificados por órgãos oficiais.

O documento segue com diversas orientações para os produtores rurais, reforçando “a necessidade de manutenção e intensificação de medidas de biosseguridade nas propriedades, com atenção redobrada às barreiras sanitárias, controle de acesso de pessoas e veículos, manejo adequado de resíduos, cuidados com a água e ração”. Na parte final do texto, a nota recomenda que, em caso de suspeita de enfermidade ou mortalidade anormal, a unidade local da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) seja imediatamente acionada “para investigação das medidas cabíveis”, sendo que dúvidas e notificações sobre a influenza aviária devem ser encaminhadas diretamente para o telefone (45) 2103-5050.

Confira, na íntegra, o teor da nota oficial da Smap:

A Secretaria de Agricultura e Proteína Animal informa que, nesta segunda-feira (19), participou de reunião interinstitucional realizada no Sindicato Rural de Toledo, com o objetivo de alinhar estratégias preventivas frente aos casos recentes de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) identificados no estado do Rio Grande do Sul.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), Lar Cooperativa Agroindustrial, BRF e Pluma Agroavícola.

Até o momento, não há registro da doença em plantéis comerciais ou de subsistência na região de Toledo. As ações de vigilância seguem ativas e articuladas no órgão de defesa de saúde animal

Reforçamos que o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, uma vez que não há evidência científica de transmissão da doença por meio desses alimentos. Recomendamos aos consumidores que priorizem a aquisição de produtos inspecionados e certificados por órgãos oficiais, como o SIM, SIE ou SIF, garantindo a rastreabilidade e segurança do alimento.

Aos produtores rurais, reforçamos a necessidade de manutenção e intensificação das medidas de biosseguridade nas propriedades, com atenção redobrada às barreiras sanitárias, controle de acesso de pessoas e veículos, manejo adequado de resíduos, cuidados com a água e ração, destacamos ainda a importância da instalação de telas de proteção com malha apropriada nos galpões e demais áreas de criação, como forma eficaz de evitar a entrada de aves silvestres e outros animais que possam representar risco sanitário, entre outros pontos críticos. É essencial que todas as medidas sigam critérios técnicos estabelecidos pelas normativas vigentes, com o objetivo de prevenir a entrada e disseminação do vírus na cadeia produtiva avícola.

Em caso de suspeita de enfermidade ou mortalidade anormal em aves, a Adapar de Toledo deve ser imediatamente acionada para investigação e adoção das medidas cabíveis. Dúvidas e notificações podem ser encaminhadas diretamente pelo telefone (45) 2103-5050.

A Secretaria de Agricultura e Proteína Animal reafirma seu compromisso com a transparência, a saúde pública, a sanidade animal e o fortalecimento da cadeia produtiva local.

Toledo, 20 de maio de 2025.
Luiz Carlos Bombardelli
Secretário da Agricultura e Proteína Animal

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.