Primavera começa com mudança no clima

Estimated reading time: 4 minutos
A semana começou com grandes mudanças. Um novo ciclo com cores, aromas e renovação da natureza marca a chegada da primavera na segunda-feira (22), às 15h19. Com a nova estação, os dias se tornam mais longos e as temperaturas começam a se elevar, criando um clima agradável que convida a momentos ao ar livre. O verão também já tem data definida, ele começa em 21 de dezembro trazendo calor intenso e dias mais longos.
O inverno de 2025 se despediu com dois extremos, calor forte e tempestade. De acordo o professor de Agrometeorologia da PUC-PR, campus Toledo, Alexandre Luis Müller, o domingo (21) foi o dia mais quente do inverno, com registro de 36,1 graus. Durante a noite o clima começou a mudar e a chuva chegou acompanhada de fortes rajadas de vento.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado de chuva até às 9h30 de segunda-feira (22) foi de 93,6 milímetros. O maior registro no estado foi em Ouro Verde do Oeste, com 102,2 milímetros.
Apesar do grande volume de chuva na despedida da estação, durante o inverno foram registrados 260 milímetros de chuva até o domingo (21). Müller cita que “a estação não foi muito chuvosa, porém se acrescentar o volume da noite de domingo e madrugada de segunda-feira chega na média história que é de 300 a 400 milímetros. Em relação aos ventos, o maior registro de acordo com a estação da PUC Toledo foi no dia 9 de agosto, com 63 km/h”.
A estação também registrou temperaturas baixas com a entrada de frente fria. O professor de Agrometeorologia enfatiza que o inverno de 2025 foi mais rigoroso que anos anteriores. O registro mais baixo pela estação da PUC ocorreu no dia 10 de agosto com mínima de 3,9 graus. A segunda menor temperatura da estação foi no dia 30 de julho com 3,9 graus.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Importante destacar que esses registros são feitos pela estação da Universidade e o aparelho fica a um metro do nível do solo. Evidentemente em algumas localidades mais baixas do município podem ter registrado temperaturas mais baixas e geadas”.
PRIMAVERA – Apesar de começar com chuva e temperaturas amenas, a tendência é de que a primavera de 2025 seja marcada por temperaturas acima da média, alguns episódios de ondas de calor, e longos períodos sem chuva intercalados por fortes temporais. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação terá um aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos.
A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes (em média) à medida que se aproxima do verão. Um dos sistemas que vai influenciar o clima no Paraná a partir da primavera até o primeiro trimestre de 2026 é o fenômeno La Niña, com intensidade fraca de acordo com as previsões dos modelos climáticos em grande escala (que geram as projeções médias de clima para as escalas de tempo de meses a anos).
“Nesta estação, o mês de outubro é marcado por alguns picos de temperatura e na sequência alguns temporais. O prognóstico para a primavera é que as chuvas fiquem dentro da normalidade, entre 500 e 600 milímetros e as temperaturas de 21 a 22 graus”, finaliza Alexandre Luis Müller.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informação da Aen