Inovameat Toledo 2023 marca criação oficial da UMIPI da Embrapa em Toledo
O último dia do Inovameat Toledo 2023 foi marcado com a assinatura da criação oficial da Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Toledo. Durante a manhã de quinta-feira (13), autoridades participaram uma coletiva de imprensa e trouxeram algumas análises sobre o evento.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luís Krabbe, o Brasil fez um grande trabalho nos últimos anos na parte agrícola e pecuária, contudo, é preciso continuar com essa corrida tecnológica para manter o país em destaque. “A ideia em estar mais próximo da cadeia de produção, atender o que é necessário, buscar forças internas da Embrapa e desenvolver soluções para as cadeias produtivas é o que baseia os trabalhos da Unidade Mista, esse é o objetivo”.
Krabbe destacou a importância do Oeste no país e no mundo e reforçou a importância de se aproximar daqueles que já estão atuando na região. Para ele, levar tecnologia e fomentar a produção exige que os órgãos envolvidos sejam ágeis e busquem a união de forças.
“São apenas seis iniciativas como essa Unidade Mista em todo o país. Elas têm cunho estratégico, de automação, essa Toledo foi identificado como estratégico focar os trabalhos na proteína animal. A Unidade Mista requer a união de forças e geração de tecnologias importantes”, pontuou.
DESENVOLVIMENTO – Krabbe explicou que a formação da Unidade Mista de Pesquisa está em discussão e formatação faz mais de um ano. O escritório será junto ao Biopark – o espaço será o início das conversas com o Oeste. Os primeiros contatos com a Embrapa devem ocorrer lá e dali será organizada uma agenda de atendimento para as demandas.
Em relação ao futuro Krabbe pontuou que ainda não é possível prever como a Unidade Mista poderá estar daqui dez anos. “Tudo vai depender da sinergia. Tudo vai depender de como estará conectado, de como será fomentado, de como vai estar adaptado, de como vai atender as necessidades e gerar respostas”.
PROTAGONISMO – Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o evento foi um marco de protagonismo de um novo tempo. “É um evento de envergadura e vem inovar por conta de seu modelo e trata de questões tecnológicas”, destacou ao citar que na primeira edição o município investiu R$ 500 mil – isso rendeu a vinda da Embrapa e a assinatura da Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI); já no 2º Inovameat Toledo, foi R$ 1 milhão de investimento.
A ideia, de acordo com o prefeito, é melhorar o evento e sair da tradicional exposição agropecuária. “Toledo e todos os páreos – do primeiro e do segundo – se encontram sendo protagonistas de um tempo novo no Brasil, nas discussões aqui para que possamos alavancar ainda mais produtores de alimentos para o Brasil e para o mundo. O agro, a agricultura familiar, a produção de alimentos têm que ter um olhar mais efetivo dos governos”.
ENTRE OS GRANDES EVENTOS – Conforme a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Anaide Holzbach de Araújo, o evento faz parte de um novo quadro. “Na Acit temos uma série de empresas no segmento, mas não temos produção, por isso, buscamos apoio no Sindicato Rural. Foi fundamental o apoio do setor público, mas também não aconteceria sem o setor privado”, declarou.
O objetivo, segundo Anaide, é colocar Toledo no mapa, de ter a oportunidade de mostrar o que tem feito de bom e desde o primeiro evento os resultados foram positivos e têm deixado um importante legado. “O Inovameat Toledo surpreende porque não é um evento tradicional, ele fala sobre tecnologia, ciência e inovação na produção. O desejo é que o Inovameat Toledo entre para o mapa dos grandes eventos”.
O EVENTO – O Inovameat Toledo teve início na terça-feira (11) e encerrou as atividades na quinta-feira (13). O evento abordou temas como bem-estar animal, inovação e sustentabilidade na cadeia da proteína animal – bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes. A programação contou com palestras, painéis e minicursos, com palestrantes de renome no universo do agro.
Dentro do Inovameat Toledo ocorreu o Inovameat Conecta. A iniciativa teve o objetivo de integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades participaram das apresentações.
UNIDADE MISTA
A Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Toledo visa promover estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições.
Da Redação
TOLEDO